DaP UEL faz exposição online com trabalhos de 57 artistas de 8 países

Imagem: Reprodução

Um artista por dia, 57 artistas. Esta é a proposta da exposição “Desenho, Estado de Liberdade”, que tem início nesta terça (10) de agosto, através da rede social da Divisão de Artes Plásticas (DaP) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trata-se de um grande agrupamento de artistas que reafirma a necessidade da arte em sua dimensão pública.

A exposição faz parte do empenho da DAP em promover experiências com o sensível de forma online. Um conceito chave destas iniciativas é a liberdade para os artistas. Os projetos desenvolvidos pela Divisão no período pandêmico mostraram não apenas obras dos artistas, mas a rotina de seus ateliês, sua relação entre si e suas propostas. Tudo acessível virtualmente ao público.

“Desenho, estado de liberdade” propõe um grande acordo entre artistas que desenham e que aceitaram um convite para estarem juntos, com diferenças e particularidades em suas produções. É exatamente tais características que interessaram à Curadoria da exposição, e que geram nela a expectativa de que o público dialogue com as obras e ressignifique o que vê, rompendo mesmo barreiras de linguagem e reafirmando o valor da liberdade derivada da alteridade.

Imagem: Reprodução

O curador e chefe da Divisão de Artes Plásticas da UEL, Danillo Villa, espera uma série de questionamentos do público de como pode ser manifesta, saboreada e corporificada a liberdade através dos desenhos. “Desenhar, como escrever, como olhar, é também um movimento de constituição, ao desenhar, alguma coisa está se formando, na percepção e na materialidade. Neste sentido, desenhar, ver desenho é sempre uma experiência libertária”, comenta.

Redação Tem com Agência UEL



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail