Osuel celebra 40 anos e faz concertos sobre história cafeeira de Londrina
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) comemora em 2024 seu 40º aniversário com uma programação especial que promete encantar o público e resgatar a rica história cafeeira da cidade. A Temporada Ouro Verde 2024, realizada no tradicional Cine Teatro Ouro Verde, trará ao público quatro séries de concertos inspiradas em variedades de café — Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon — além de uma série dedicada à Música de Câmara e apresentações itinerantes em igrejas e no campus da UEL.
A série tem apresentações nesta quinta (5) e sexta-feira (6), às 20h30, no Teatro Ouro Verde. Os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui e também neste link.
A Osuel, que tem suas raízes na época em que Londrina era conhecida como a Capital Mundial do Café, conecta música erudita à história local em uma temporada que contará com 24 concertos, de março a dezembro de 2024. O repertório inclui obras de compositores renomados como Mozart, Vivaldi e Beethoven, criando um diálogo entre a tradição musical e o legado cafeeiro da região.
Um dos destaques da temporada será a Série Arábica, conduzida pelo maestro britânico Neil Thomson, renomado por seu trabalho com a Filarmônica de Goiás e por suas colaborações internacionais. Sob sua batuta, a Osuel apresentará um programa que inclui a Abertura de “As Naiades”, Op. 15, de W. S. Bennett, o Concerto para Piano No. 20, K.466, de Mozart, com a pianista Antonella Franco como solista, e a Sinfonia No. 3, Op. 56, “Escocesa”, de Mendelssohn.
Talento londrinense no cenário mundial
Antonella Franco, pianista londrinense de renome, traz à sua cidade natal a experiência de uma carreira internacional marcada por apresentações em países como Polônia, República Tcheca e Estados Unidos. Conhecida por sua versatilidade e dedicação ao repertório brasileiro, Antonella será a solista desta série, em uma performance que promete ser um dos pontos altos da temporada.
A Temporada Ouro Verde 2024 coincide com os 90 anos de emancipação política de Londrina, tornando a programação ainda mais especial para a cidade. Fundada em 1984, a Osuel se consolidou como a primeira orquestra sinfônica profissional do Paraná e, ao longo de sua trajetória, foi conduzida por 11 maestros, com Rossini Parucci atualmente à frente.
Redação Tem Londrina com Assessoria