Projeto propõe reconhecer Samba da Madrugada como Patrimônio Cultural

Evento tradicional de Londrina.

Imagem: Divulgação

Os apaixonados pelo samba em Londrina, com certeza, já consideram o tradicional evento Samba da Madrugada como parte das atrações culturais da cidade. Por dez anos, o evento trouxe a proposta de reconhecer e afirmar a potência e a beleza do samba, destacando desde artistas locais até a nomes conhecidos nacionalmente.

Mas, todo sonho para se concretizar precisa de estrutura, apenas o desejo e a boa vontade não são capazes de garantir o sustento de um projeto. Por isso, um Projeto de Lei (PL) foi protocolado na Câmara Municipal de Londrina para tentar tornar o Samba da Madrugada um Patrimônio Cultural da cidade. A iniciativa foi do vereador Mestre Madureira (PP), após o anúncio do fim do evento em dezembro do ano passado.

O produtor e idealizador do Samba da Madrugada, Michael Soares, explicou que o fim do projeto foi motivado por dificuldades em conseguir realizar o evento de maneira acessível para todos. Assim, conseguir o reconhecimento formal do município pode ser uma forma de não deixar “o samba morrer”. “Essa iniciativa [do PL] é um recado para a cidade da existência da cultura negra em Londrina e região. O samba sempre esteve na nossa raiz, na nossa essência como uma energia pulsante”, comenta Soares.

Imagem: Reprodução

A votação do projeto está prevista para este mês. O vereador Mestre Madureira defende que a iniciativa é importante porque fortalece o município não somente no setor cultural. “Nossa iniciativa pretende reconhecer o projeto pela história que ele já construiu em dez anos na cidade. O evento pode ser potencializado como atração turística, já que atrai um grande número de pessoas de Londrina e região. A chancela pelo reconhecimento abre portas, é preciso colocar o Samba da Madrugada no caderno de eventos do município”, afirma o vereador.

E é em busca de apoio e também para demonstrar a força e importância do evento para a cidade, que mais uma edição do Samba da Madrugada será realizada no carnaval londrinense.

Na próxima sexta-feira (9), o evento abre a programação carnavalesca na cidade. O samba será a partir das 21h, no Iate Clube de Londrina (Avenida Higienópolis, 2135), com apresentação especial do Bando da Madrugada, grupo encarregado de fazer todos os corações pulsarem em sintonia com a batida contagiante do pandeiro, junto de uma magnífica roda de samba enredo.

Para o produtor do evento, esse é mais um passo importante da luta do samba em Londrina.

“O samba está chegando a outros lugares, ganhando espaço. O PL é uma forma de enaltecer a nossa cultura, uma cultura rica que todo o Brasil bebe dessa fonte, mas, às vezes, esquece um pouco disso. O Samba da Madrugada é só um veículo, um canal para abrir espaço para toda a riqueza do samba que tem em Londrina”, defende Michael Soares.

Fiama Heloísa - Redação Tem Londrina


ﻄ17
Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail