Projeto de incentivo à leitura precisa de apoiadores

Projeto precisa de doações para transformar geladeiras em "mini bibliotecas".

“Gelateca” – projeto transforma geladeiras em bibliotecas e incentiva a leitura – Imagem: Lucas Marcondes

O projeto “Leitura na Rua Tamarana” prepara-se para promover a grafitagem de mais cinco geladeiras inservíveis e transformá-las em pontos de incentivo à leitura para cidadãos de Tamarana e região. Ao longo dos últimos meses, apoiadores já doaram os eletrodomésticos que não funcionam mais e o objetivo agora é levantar recursos para bancar a pintura.

O “Leitura na Rua Tamarana” é uma iniciativa voluntária conduzida pelo jornalista Lucas Marcondes Araújo. A ideia é usar geladeiras que já não servem mais para sua função original transformando-as em uma “mini biblioteca”, capazes de chegar aos mais diversos lugares levando o incentivo à leitura. O projeto conta conta com o apoio de uma rede informal de cidadãos tanto do próprio município quanto de fora dele – e até de outros estados e do exterior. Eles já doaram centenas de livros desde o início do projeto, em agosto de 2019.

No acervo, tem livros para todas as idades – Imagem: Lucas Marcondes

Com a grafitagem das três primeiras geladeiras, em meados de 2020, mais de 1.200 títulos, principalmente de literatura, já foram colocados em circulação para serem emprestados, e “devorados”, pela população tamaranense.

A nova leva de geladeiras será abrigada em localidades distintas do município e região – entre elas, duas atrações turísticas da Zona Rural de Tamarana e também em Lerroville, distrito de Londrina. Cada “gelateca” deverá abrigar ao menos 350 livros.

Pessoas interessadas em contribuir financeiramente com a grafitagem podem entrar em contato com o “Leitura na Rua Tamarana” pelo telefone (43) 99941-9341 (WhatsApp), pela página do projeto no Instagram ou por meio do e-mail [email protected].

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail