Projeto reúne fotografias de famílias que ajudaram na formação de Londrina

Iniciativa apresenta registros inéditos de diversas épocas e costumes da cidade.

Foto: Reprodução/Projeto

O projeto cultural “Coleção Fotografias de Famílias: rumo ao centenário de Londrina” reúne uma série de fotos e documentos que possibilitam conhecer uma parte das famílias que vieram ou se constituíram na cidade, assim como os lugares, as tradições e os costumes da época. O trabalho é desenvolvido pelo Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss com patrocínio da Prefeitura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Por meio da catalogação e digitalização, o projeto possibilita o contato da população com a história de algumas famílias, como Batalha, Bonifácio e Silva, Egoroff, Bertin, Bittencourt, Canziani, Capello, entre outras. As imagens e documentos que formam a coleção foram doadas por integrantes das diferentes famílias e transferidas para a guarda do Museu Histórico de Londrina.

Foto: Reprodução/Projeto

Segundo uma das integrantes do projeto, que cuida do processo de catalogação, Rúbia Fernandes, a Coleção de Família é composta por pequenas compilações fotográficas de diferentes famílias que participaram do processo de formação da cidade de Londrina e da região Norte do Paraná. “Existem fotografias de viagens de pioneiros e pioneiras imigrando para o Brasil em 1900; imagens do início da década de 1930 que abordam, através do cotidiano, a formação da cidade e de seus moradores e, também, fotografias dos dias atuais sobre eventos, comemorações e mudanças arquitetônicas”, explicou.

Em geral, os registros têm, como característica, o cotidiano, as viagens, eventos políticos, eventos comemorativos e construção de prédios históricos. “São diversos temas que, juntos, constroem a história da cidade e o processo de reocupação das terras da região Norte do Paraná”, destacou Fernandes.

Nas redes sociais do Museu Histórico de Londrina (FacebookInstagram e Youtube) é possível conferir algumas fotos e documentos das famílias que participaram da formação de Londrina.

E na última sexta-feira (18), foi publicado o primeiro vídeo do projeto (acesse aqui), trazendo fotografias de famílias, festas, construções, documentos da época, entre outros tipos de eventos. A proposta é disponibilizar os vídeos semanalmente, mas ainda não há uma data prevista para a próxima publicação.

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail