SESC Cadeião recebe ‘Café com Quê?’ a partir deste sábado; veja programação

Eventos promovem artistas, pesquisadores e escritores locais.

Café com Que no SESC Cadeião Cultural
Imagem: Reprodução

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio. Café fica bom tudo, não é mesmo? O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para a nossa região.

Pensando no resgate dessa memória, o ‘Café com Quê?’, projeto do Sesc de Londrina, oferece aos artistas e pesquisadores paranaenses, selecionados via edital, espaço para compartilhar com o público seus trabalhos autorais, de produção ou de pesquisa que se relacionem com a cultura da cidade de Londrina, Paraná. Os eventos são todos gratuitos.

O primeiro encontro acontece neste sábado (24), das 16 às 18h, recebendo o jornalista e escritor Renato Forin Jr., com o lançamento do livro ‘OVO’, obra que traz o texto dramático de sua peça com o mesmo nome e, também, reflexões sobre a dramaturgia contemporânea.

A dramaturgia da peça OVO apresenta uma escritura de influência lírica e psicanalítica, que aborda as relações familiares diante da morte, da passagem do tempo e do desaparecimento de quem se ama. Na obra, o autor evoca dois mitos gregos, Édipo e Electra, e entrelaça-os como irmãos consanguíneos que passam em revisão seus afetos e as relações parentais. O livro foi lançado em Belém no ano passado, contemplado em primeiro lugar nos Prêmios Literários da Fundação Cultural do Pará, e está sendo traduzido para o francês pelo projeto “Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira 17, com breve lançamento naquele país.

O evento contará com leitura dramática de trechos do livro e Renato, que é pesquisador de teatro e literatura, também debaterá com o público as linhas de força da dramaturgia contemporânea presentes no texto, como a fragmentação, o metateatro, a performatividade, a rapsódia, o intertexto com mitos, dentre outros temas (a partir de referências da teoria do drama como Peter Szondi e Jean-Pierre Sarrazac). Uma conversa que poderá chegar ao público por meio das linguagens do teatro e da literatura, ampliando seu repertório cultural a partir das artes.

Mais café

A programação do ‘Café com Quê?’ seguirá até abril, com a participação de Tony Hara, Carolina Matos, Ricardo Dalai e Manoel Dourado Bastos. Todas as datas e horários podem ser conferidos clicando aqui.

Os debates acontecem no Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, no espaço da Galeria de Artes e do Café-Escola Senac, com entrada gratuita.

Redação Tem Londrina


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail