SESC Cadeião recebe inauguração de mostra fotográfica no próximo sábado

O projeto contempla fotografias de alunos, de 5 a 17 anos, no ambiente escolar.

Foto: Divulgação

O SESC Cadeião irá receber, a partir do próximo sábado (7), às 19h, a exposição itinerante “Nós”, produzida pela fotógrafa londrinense, Mel Yanes. Com previsão para permanecer no local até o dia 2 de maio, a mostra reúne cerca de 150 imagens, as quais revelam o universo de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, no ambiente escolar. “Nós” possui patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Interessados em contemplar a mostra podem comparecer gratuitamente ao SESC, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, ou de sábado e domingo, das 10h às 18h. As obras ocuparão todas as instalações do espaço cultural (galeria principal, corredores inferior e superior e mezanino).O Sesc fica localizado na Rua Sergipe, nº 52, no centro. O local também contará com um espaço lúdico, onde os visitantes poderão criar suas próprias artes (desenhos, pinturas, gravuras, entre outros) com intuito de exibi-las em um espaço apropriado, integrando a exposição.

O projeto

O trabalho, que teve início em 2019, busca evidenciar os sorrisos e a beleza natural dos alunos retratados pela artista. De acordo com Mel, a exposição é subdividida em três vertentes essenciais. “A primeira vertente é a união. A mensagem que quero transmitir nesta perspectiva é que quando se une as pontas de duas cordas, criando um nó, esta corda fica maior e mais forte. A mesma coisa acontece com as pessoas na sociedade. Já a segunda linha do projeto procura valorizar a beleza natural dos alunos retratados. Infelizmente, devido à criação de estereótipos de beleza no mundo atual, a espontaneidade e os sorrisos vêm sendo deixados de lado. Por fim, a terceira vertente diz respeito à inserção das crianças no mundo da cultura. Muitos não entendem que galerias e espaços culturais são locais livres que engradecem a educação. Isto precisa ser mudado”, disse.

Esta é a primeira vez em que a exposição será exibida ao público. As crianças fotografadas pertencem ao Centro de Educação Infantil Marina Sabóia, ao Instituto União para a Vitória, ao Serviço de Convivência da Escola de Circo da Região Sul e à Escola de Circo Aero Circo de Londrina. No dia da inauguração da exposição (7) haverá, ainda, apresentações musicais de taiko, do Grupo Yoakedaiko, e de violino, do Grupo Stella Versos.

Redação Tem com N.com


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail