Ação especial leva diversão e lazer aos acolhidos em Londrina

Imagem: Divulgação/SMAS

As unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estão promovendo várias atividades especiais para os acolhidos durante este final de ano. As ações incluíram passeios em pontos turísticos, visitas às decorações de Natal instaladas pela Prefeitura e entidades parceiras, além de uma tarde de lazer na piscina, além de desfrutar de uma sessão de cinema gratuita.

Ao todo, Londrina conta com treze unidades de acolhimento institucional mantidas pela Prefeitura por meio de convênios com entidades parceiras. Nesta época em que são comemoradas as festas de final de ano, muitos dos adultos, crianças ou adolescentes acolhidos nessas instituições têm a oportunidade de vivenciar experiências pela primeira vez. “Quando anunciamos esse programa, muitos deles nos contaram que há muito tempo que não iam ao cinema e outros disseram que nunca chegaram a ir”, comentou a coordenadora das Repúblicas de Supervisão Leve e Moderada pelo Ministério de Missões e Adoração (MMA), Adriana Azevedo.

Azevedo, que também é assistente social, explicou que essas atividades estimulam a convivência comunitária e a cidadania. “É um público mais adulto, em processo de superação das ruas e muitos já passaram por outras unidades institucionais. Eles estão seguindo a Trilha da Cidadania em busca da vida autônoma, e nosso intuito é que eles se reinsiram na sociedade, pois muitos não se sentem nem no direito de frequentar um lugar como esse”, citou.

No Natal, foi realizado uma ceia e a previsão é uma nova edição para o ano novo. “É algo muito gratificante para nós, gestores do serviço, porque cobramos muito deles para que desenvolvam sua autonomia. Proporcionar um momento de lazer é gratificante e necessário, a vida precisa de deveres e também de diversão. Este ano de 2021 foi pesado, nos deixou muito inseguros, mas queremos fechar com descontração e buscar energia para encarar 2022. Aceitamos doações e serão todas muito bem-vindas”, frisou.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, reforçou a importância de integrar os acolhidos nas diferentes opções de lazer que a cidade oferece. “Essas ações são para, de fato, promover o pertencimento, especialmente nessa época de final de ano. Os enfeites e luzes são uma sensação e estão fazendo sucesso, mas por eles serem acolhidos muitas vezes não têm condições de visitar. Então colocamos o ônibus da SMAS à disposição para levá-los, pois é uma forma de motivar a cidadania e promover a inclusão social, o que surte muitos efeitos positivos”, detalhou.

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail