Cinco dicas para melhorar o jeito que você faz contas de cabeça

Foto: Google

Calculadoras são ótimas, mas elas nem sempre estão na mão. Aqui vão cinco dicas para ajudar você a calcular contas matemáticas de cabeça e não passar aperto quando não der tempo de pegar a calculadora. Preste atenção!

Some e subtraia da esquerda pra direita
Lembra como nos ensinaram na escola a somar e subtrair números da direita pra esquerda? Tudo bem quando você estiver fazendo contas com lápis e papel, mas ao fazer conta de cabeça é melhor fazer da esquerda para a direita. Mudar a ordem para que você comece com os valores maiores é um pouco mais intuitivo e fácil de entender. Então quando você somar 58 e 26, comece com a primeira coluna e calcule 50+20=70, então 8+6=14, que somados dão 84.

Faça sua vida mais fácil
Quando confrontado com um cálculo difícil, tente achar um jeito de simplificar o problema ao, temporariamente, mudar os valores de lugar. Quando calculando 593+680, por exemplo, some 7 a 593 para conseguir 600 (mais fácil de lidar). Calcule 600+680, que dá 1280, então tire o 7 adicional para conseguir a resposta correta, 1273.

Você pode fazer coisas parecidas com multiplicação. Para 89×6, calcule 90×6, então subtraia o 6 adicional. então 540-6=534.

Memorize blocos de construção
Memorizar tabelas de multiplicação é um aspecto importante da matemática mental, e não deve ser descartado.

Spencer Greenberg, matemático e fundador do ClearerThinking.org, diz que, ao memorizar esses “blocos de construção” básicos da matemática, nós conseguimos respostas instantâneas para problemas simples que estão embutidos em problemas maiores.

Transforme um problema grande em um monte de pequenos
Quando na dúvida, decomponha. “Para muitos problemas, o jeito de resolver é quebrar eles em subproblemas e resolver eles”, diz Greenberg. “Quando você tem um problema que soa difícil, geralmente é frutífero procurar formas que ele possa ser quebrado em problemas mais fáceis que você já sabe como resolver.”

O jeito simples de calcular uma gorjeta
Finalmente, algum conselho sobre como calcular uma gorjeta de cabeça. Se você consegue calcular uma gorjeta de 10% (fácil), então você consegue calcular uma de 20% e uma de 15%.

Ao calcular uma gorjeta de 10% de uma refeição que custou US$112,23 apenas mova uma casa decimal para a esquerda, chegando no resultado de $11,22. Quando calculando uma gorjeta de 20%, faça a mesma coisa, mas dobre o resultado, (uma gorjeta de 20 por cento é o dobro de uma de 10 por cento), que nesse caso seria $22,44.

Para uma gorjeta de 15 por cento, de novo calcule a gorjeta de 10 por cento, então acrescente metade (o 5% adicional é apenas metade da quantia de 10%. Então $11,22+(11,22/2). Não se preocupe se você não conseguir a resposta exata. Se não nos preocuparmos demais com os decimais podemos calcular uma gorjeta de 15% de $112,23 é $11 + 5,50, que é $16,50. Perto o bastante! Adicione 25 centavos se você está com medo de errar.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail