Com preço alto, consumo de carne no Brasil é o menor em 25 anos

Imagem: Reprodução

Em 2021, os brasileiros vão consumir a menor quantidade de carne vermelha por pessoa da história, estima a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde que a série histórica foi iniciada, em 1996, o órgão não projetava uma quantidade tão baixa.

De acordo com o Conab, o cenário de crise econômica vem derrubando o consumo total de carnes, incluindo principalmente a bovina, suína e de frango, desde 2014.

Em 2013, o Brasil atingiu o auge da série histórica, com 96,7 quilos de carne consumidos por pessoa. Foi o ano com o maior consumo de carnes.

De lá para cá, foram seis anos consecutivos de quedas. Neste ano, o consumo deve finalizar 5,3% mais baixo.

A queda no consumo tem relação direta com o alto preço da carne, que teve inflação de 35,7% no acumulado dos últimos 12 meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o órgão, o cidadão brasileiro reduziu o consumo de carne bovina, a mais cara, e aumentou de carne suína e de frango. No total, o consumo geral está no mesmo nível de vários países, incluindo os desenvolvidos, explica o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sergio De Zen, em entrevista ao Estadão.

O consumo interno mais baixo também tem reação com o aumento da exportação. Com a peste suína africana atingindo o gado da China, a exportação de carne brasileira para o país aumentou nos últimos anos.

Redação Tem com iG Brasil



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail