Governo liberou coronavoucher para 258 servidores de Londrina

Tribunal ressalta que funcionários podem ter sido vítimas de fraude.

Servidores de 388 cidades do Paraná receberam auxílio – Foto: Reprodução

Um estudo apontou que 258 servidores do Município de Londrina receberam de forma indevida o Auxílio Emergencial de R$ 600 pago pelo Governo Federal durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com o levantamento feito pelo Tribunas de Contas do Estado (TCE), a cidade está na sétima colocação do ranking de pagamentos a funcionários públicos. O valor de R$ 600, criado e aprovado por deputados e senadores, teria o objetivo de auxiliar a população durante este período de emergência sanitária e deveria ser destinado apenas a autônomos, desempregados e microempreendedores individuais (MEIs).

De acordo com o órgão, os funcionários também podem ter sido vítimas de fraude, pela maior vulnerabilidade do acesso aos dados de servidores públicos na internet.

Os dados foram levantados a partir de uma interação entre a Controladoria-Geral da União, CGU, Tribunais de Contas, Ministérios Públicos, que também apontou que no Paraná, mais de 10 mil servidores de 388 municípios receberam o benefício indevidamente.

O Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, ainda não se manifestaram sobre como os pagamentos foram autorizados para os servidores, uma vez que ao solicitar o auxílio pelo aplicativo do banco, é necessário incluir todos os dados pessoais.

Estimativas do secretário-geral da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco, dão conta de que aproximadamente 20 milhões de pessoas estão fora dos dados dos ministérios e ficarão sem receber o benefício, o que representa em torno de 10% da população brasileira.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail