O drama do “em análise”: londrinenses aguardam aprovação de auxílio

Quase 10 milhões de brasileiros ainda esperam resultado do cadastramento.

Aplicativo mostra situação ‘em análise’ – Foto: Reprodução

O que era para ser uma ajuda durante os tempos economicamente difíceis da pandemia do novo coronavírus, tem tirado a paciência de muitos brasileiros, incluindo londrinenses como a Maria Luíza Junqueira, de 36 anos. Autônoma, ela fez o cadastro para receber o auxílio emergencial do Governo Federal logo no primeiro dia, mas até agora espera uma resposta. “Eu fiz questão de me antecipar pensando que isso facilitaria o recebimento do dinheiro, mas que nada… Já faz mais de duas semanas e a minha situação não sai da tal da ‘análise'”, contou.

Infelizmente, ela não é única. Em uma rápida conferida nas redes sociais, é possível encontrar mais gente com o mesmo problema. Ao acessar o aplicativo ou site, a mensagem que mais aparece é “Em análise”. Os canais de comunicação dos órgãos envolvidos no pagamento do benefício também registram alto índice de reclamação de pessoas que realizaram o pedido nos primeiros dias, porém ainda não foram respondidas. Segundo a Dataprev e a Caixa Econômica Federal, dos 23,1 milhões de requerimentos do auxílio, feitos entre os dias 07 e 10 de abril, faltam 9,9 milhões de pedidos para serem processados e analisados.

.

“Já faz mais de duas semanas e a minha situação não sai da tal da ‘análise'”, diz trabalhadora autônoma.

.

Diante dos números grandiosos e da reclamação dos milhões de brasileiros que precisam do dinheiro, o Ministério da Cidadania, a Dataprev e a Caixa prometeram terminar a análise dos pedidos feitos nos primeiros quatro dias até a última terça-feira (21). Porém, isso não aconteceu. “Quando vi a notícia, fiquei esperançosa. É muito ruim essa espera. Passei o dia todo conferindo o aplicativo, mas até a manhã de hoje [quarta-feira, 22] ainda estou ‘em análise'”, relatou a autônoma. Maria Luíza disse que o dinheiro vai ajudá-la a pagar as contas básicas do próximo mês porque ela teve uma queda de 70% no faturamento devido ao coronavírus: “É revoltante em um momento como esse, em que precisamos tanto do governo, uma ajuda demorar desse jeito para chegar. Nós pagamos impostos, é dever do governo nos ajudar durante uma crise como essa”.

Enquanto isso

Drama faz que londrinenses voltem ao trabalho – Foto: Reportagem

Enquanto alguns aguardam ansiosos saírem da situação de “análise”, o governo decidiu antecipar o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial para quem já recebeu a primeira parte do benefício. Os valores estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (23). A Caixa informou que nos casos de quem ainda não recebeu a primeira parcela e for aprovado, vai receber de uma vez só dois pagamentos. Mas para quem está esperando há tanto tempo, fica a dúvida se a situação vai mesmo mudar. “Eu acho injusto eles já pagarem a segunda parcela sendo que ainda tem muita gente que não recebeu a primeira e também precisa. […] Eu só acredito vendo. Por enquanto, o que eu mais quero é não ter mais que ver aquela mensagem do ‘em análise'”, confessa rindo a londrinense.  

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail