Prefeitura lança Plano de Retomada Econômica em Londrina

Objetivo é acelerar a recuperação da economia londrinense que sofre com a crise provocada pela pandemia.

Foto: Reprodução

Foi lançado o Plano de Retomada Econômica de Londrina nesta terça-feira (06). O objetivo é direcionar as políticas de auxílio aos setores afetados pela pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é uma parceria da prefeitura de Londrina, por meio de diversos órgãos e secretarias, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e outras entidades da sociedade civil organizada.

De acordo com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), o Plano é uma ação pensada para o momento específico que o município vive, marcado pela pandemia causada pelo novo coronavírus. “Houve um sofrimento muito grande nos meses iniciais da pandemia, mas Londrina é uma cidade muito forte e a retomada já se iniciou. Segundo o Caged, o município teve um saldo positivo de 1200 empregos em agosto, com mais de 5000 empregos criados. Além disso, diversas empresas estão anunciando sua vinda para o município, o que vai gerar milhares de vagas. O objetivo do Plano é auxiliar os setores que mais sofreram com a crise, para que esses empresários possam passar por este momento delicado e reconstruir o que tinham antes da pandemia”, destacou.

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan, o Plano pretende imprimir maior velocidade à recuperação da economia londrinense. “Durante um período de cinco meses de ação intensiva, as instituições participantes da iniciativa formarão uma força-tarefa que irá diagnosticar a situação dos setores econômicos afetados pela pandemia e apontar soluções. Esse trabalho vai ser fundamental para que possamos ajudar os pequenos, médios e grandes empresários do município, reaquecendo a atividade econômica e aumentando a geração de empregos. Com a contratação do Sebrae para participar desta iniciativa, temos um parceiro que conhece bem a realidade empresarial, com expertise nessa área”, explicou.

Planejamento Estratégico para o Município

Ainda nesta terça-feira, foi oficializada a contratação de uma empresa especializada em serviços de consultoria para a elaboração e implantação do Planejamento Estratégico para o Município. A ação integra o projeto MasterPlan Londrina 100 anos, que formulará ações e políticas estruturantes para o desenvolvimento econômico e urbano da cidade. A licitação pública para contratação da consultoria foi concluída, com imediata assinatura da ordem de serviço.

O objetivo da contratação é pensar e construir o futuro de Londrina para os próximos 20 anos, focando em uma cidade desenvolvida e sustentável. Assim, por meio do consenso e da colaboração dos mais diversos participantes do poder público e da sociedade serão traçadas metas e diretrizes em torno de objetivos comuns e de curto, médio e longo prazo. A intenção é que com um Plano Estratégico, o município de Londrina consiga colocar em prática um modelo público-privado de gestão para o futuro, que vise reduzir os riscos de descontinuidades administrativas e de improvisos e, assim produza mais resultados positivos para toda sociedade londrinense.

A carioca Macroplan Prospectiva Estratégica & Gestão s/s LTDA foi a vencedora do processo licitatório, em que concorreu com outras quatro empresas nacionais. Ela terá 13 meses para executar os trabalhos em Londrina e, para isso, receberá o equivalente a R$ 1.230.000,00.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail