Alunos da rede municipal de Londrina iniciam atividades escolares em casa

Maioria dos pais já buscou o kit com material escolar e iniciaram o conteúdo proposto pelas escolas.

Foto: Reprodução

As escolas tiveram que se reinventar durante o isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, implantando estudo remoto, por exemplo. Em Londrina isso não tem sido diferente. Os alunos da Rede Municipal de Educação iniciaram, na quarta-feira (15), as atividades à distância, em casa, as quais acontecerão durante todo o período de suspensão das aulas presenciais.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, avalia que os dois primeiros dias de atividades foram muito positivos. “Estamos satisfeitos com o resultado, porque vimos muitos pais e filhos participando juntos das atividades propostas. Eles nos enviaram fotos e vídeos fazendo atividades escritas, as aulas de educação física, de movimento, de música, entre outras. Também ficamos felizes com os vídeos dos professores, que tiveram muita criatividade e envolvimento”, afirmou.

A distribuição do material impresso foi feita no início da semana e a maioria dos pais já buscaram o kit nas unidades escolares. Apenas 4% deles ainda não fizeram a retirada, o que corresponde a cerca de 1.500 alunos, que ainda não tiveram acesso aos materiais. Segundo a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Mariângela Bianchini, para que estes itens cheguem a todos os alunos, a SME está fazendo uma força-tarefa. “Tem escola, inclusive, indo levar o material até a casa da criança, para não deixar a criança desassistida e entender porque o pai não foi buscar. Sabemos que existem algumas famílias com problemas, desestruturadas, com uma situação muito grande de carência, por isso as escolas tem feito este esforço na distribuição”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Marlene Valadão, contou que quase a totalidade dos pais já fizeram a retirada do material escolar na unidade e que a maioria tem acesso à internet. Para ela, a iniciativa representa um meio de assegurar a continuidade do vínculo do aluno com as atividades escolares durante o período de isolamento. “Claro que não é a mesma coisa de fazer com o professor, contudo é o que temos no momento. Essa é uma forma de fazer com que o aluno não fique parado, neste período, e de proporcionar acesso aos conteúdos escolares”, afirmou. A Escola Zumbi dos Palmares tem cerca de 900 alunos, do P5 ao 5 ano.

Milena Kimberly Souza da Silva, mãe de Enzo Daniel, 6 anos, aluno do 1º ano da Escola Municipal Senador Gaspar Veloso, disse que os primeiros dias de atividades foram muito proveitosos. Segundo ela, seu filho fez toda as lições propostas. “No primeiro dia a professora passou um vídeo muito explicativo e leu uma história. Na sequência, ele fez uma atividade no livro, sobre a história narrada. Ele gostou muito e pudemos interagir. Foi muito gratificante, pois pudemos ficar mais tempo juntos, fazendo a lição”, contou.

Para Milena, a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação é muito válida. “Agora precisamos nos adaptar a uma nova realidade, pois não sabemos quanto tempo esta situação vai permanecer. É claro que não é a mesma coisa de fazer na escola, mas é uma maneira das crianças não ficarem sem os conteúdos pedagógicos. Espero que, assim como eu, os outros pais também consigam auxiliar os seus filhos e tenham paciência de ajudá-los com as lições”, afirmou.

Como funciona

A ideia da Secretaria de Educação é que todos os alunos da rede municipal tenham acesso aos conteúdos propostos neste período de suspensão das aulas. Por isso, estão sendo entregues tanto material impresso, quanto vídeos e áudios produzidos pelos professores, que podem ser acessados via internet.

Os alunos do do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental receberam livros didáticos e um caderno para registro das atividades. Já as crianças do P4 e P5 da Educação Infantil, caderno de desenho e outros materiais. As unidades escolares também entregaram um material impresso com orientações sobre cada dia de estudo dirigido em casa, para o período de 15 dias corridos, e o horário que o professor estará disponível, no WhatsApp, para dúvidas. Após esta data, se a orientação para a suspensão das atividades escolares presenciais permanecer, serão encaminhadas novas atividades para as semanas seguintes.

Além do material impresso, aqueles que tiverem acesso à internet recebem, pelo WhatsApp, um vídeo ou áudio diário dos professores, no início da manhã ou da tarde, que traz uma acolhida aos alunos e orientações sobre como desenvolver a atividade proposta. Ao final do período, o professor encaminha mais um material online, com o fechamento da atividade. O conteúdo online é enviado sempre no mesmo horário, que será determinado pela escola.

Redação Tem com N.com



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail