Cadastro para matrícula escolar termina nesta segunda em Londrina

No levantamento divulgado na ultima sexta-feira (27), pais e responsáveis por mais de 1.600 alunos ainda não tinham cadastrado seus filhos para o próximo ano letivo

 Foto: N.com

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que o prazo para o cadastro escolar dos alunos que frequentarão a rede municipal de ensino, no próximo ano letivo, encerra nesta segunda-feira (30) e não será prorrogado. Porém, mesmo restando menos de dois dias úteis para o fim do prazo, dos 14 mil cadastros a serem realizados apenas 12.313 foram preenchidos até o período da manhã da ultima sexta-feira (27).

Segundo o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, os pais e responsáveis pelas crianças que preencherão os 1.687 cadastros faltantes devem ficar atentos aos prazos, pois os técnicos da Secretaria de Educação seguirão o cronograma pré-estabelecido, sem prorrogação. Isso porque o tempo posterior ao cadastro será necessário para o planejamento de abertura e remanejamento de turmas do próximo ano letivo e para a execução do concurso interno da SME de remoção de professores.

“Acredito que atingiremos a meta dos cerca de 14 mil cadastros, pois o trabalho da imprensa foi fundamental para ampliarmos a divulgação dos prazos e aumentarmos o número de cadastros realizados por dia. Mas, os pais e responsáveis que ainda não cadastraram os alunos precisam procurar a unidade escolar mais próxima para demonstrar o interesse na vaga, porque se não o fizerem vão acabar tendo dificuldades para a matrícula em 2020”, explicou o gerente de matrícula.

Aqueles que não realizarem o cadastro dentro do prazo serão atendidos apenas no início do ano letivo de 2020, por meio do sistema de vagas remanescentes, ou seja, aquelas que sobrarem, conforme o cronograma da rede municipal de ensino. Dessa forma, a Secretaria de Educação não garante o acesso à vaga mais próxima da residência do aluno, pois a distribuição já terá sido feita no segundo semestre desse ano e as demais vagas serão preenchidas conforme a disponibilidade.

O que fazer

Para cadastrar o aluno, é preciso que o adulto procure a unidade escolar que seu filho já frequenta (caso a escola oferte também o ensino do ano seguinte) ou a mais perto de sua residência até segunda-feira (30). Os pais devem telefonar antes na unidade escolar para saber o horário de atendimento dos funcionários. Em geral, elas permanecem abertas ao público até as 17h30, de segunda a sexta-feira. Além das escolas municipais, há vagas em toda a rede municipal, ou seja, também há nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Documentos

É preciso apresentar os originais e as fotocópias da certidão de nascimento da criança, o CPF ou RG do responsável, comprovantes recentes de residência, como as contas de luz (Copel) e de água (Sanepar), e o número da inscrição do IPTU. O cadastro será feito de acordo com a idade da criança e o ano escolar que ela deve estar matriculada, como abaixo:

CB – crianças nascidas a partir de 01/04/2019 e no ano de 2020.
C1 – crianças nascidas a partir 01/04/2018 até 31/03/2019.
C3 – crianças nascidas a partir 01/04/2016 até 31/03/2017.
P4 – crianças nascidas a partir 01/04/2015 até 31/03/2016.
P5 – crianças nascidas a partir 01/04/2014 até 31/03/2015.
1º ano – crianças nascidas a partir 01/04/2013 até 31/03/2014.

Etapas para a matrícula

Esta é a primeira etapa para efetivar a matrícula escolar dos alunos do P4 ao 1º ano, em 2020. Para que as crianças estejam efetivamente matriculadas na rede municipal de ensino, é preciso preencher os requisitos de mais duas etapas, após o chamamento público.

A segunda fase é a retirada da carta-matrícula na unidade escolar em que foi realizado o cadastro do aluno. A data para a retirada da carta será indicada no momento em que os responsáveis fizerem o cadastro das crianças, na própria unidade escolar. A terceira e última etapa é a efetivação da matrícula na unidade indicada na carta-matrícula.

Pais que tiverem dúvidas a respeito da chamada pública escolar podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, no setor de matrícula e documentação escolar, de segunda a sexta-feira, pelos telefones 3375-0235 ou 3375-0236.

Redação Tem


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail