Estudantes de Design de Moda da UEL conquistam prêmios em Porto Alegre

Estudante do 4º ano, Patrícia Silva, conquistou a 2º colocação no Concurso TexPrima LOF de Estamparia – Foto: Agência UEL

Estudantes do curso de Design de Moda, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), foram premiados na 15ª edição do Colóquio de Moda, realizado em Porto Alegre, no início deste mês. Ao todo, 50 professores e estudantes do curso participaram das atividades do evento.

A estudante do 4º ano, Patrícia Silva, conquistou a 2º colocação no Concurso TexPrima LOF de Estamparia. O concurso selecionou os três projetos mais criativos e inovadores, que foram apresentados durante o 15º Colóquio de Moda. A proposta foi desenvolver estampa e registrar todo o processo criativo.

Patrícia conta que desenvolveu uma minicoleção com três estampas. A referência foi o estilo Camp, que ela explica ser uma percepção do que é fora do comum, com características teatrais e performáticas. Ela desenhou os elementos manualmente, fez um scanner, montou as estampas no software Photoshop. Com isso, criou a “Estampa Fábula”, uma referência aos animais da fábula de Esopo, “Estampa Tias Emolduradas”, uma brincadeira com as tias que fazem muito selfie e possuem autoestima elevada, e “Estampa ícones do Camp”, com pessoas que transbordam extravagância na estética, e no comportamento, como a cantora e atriz Lady Gaga.

Professora Thassiana Miotto Barbosa (ao centro), coordenadora de colegiado do curso de Design de Moda, participou de mesa-redonda – Foto: Agência UEL

A estudante afirma que foi i uma experiência nova ficar entre os finalistas. “Muito além das premiações, tive meu trabalho avaliado por uma banca de especialistas e profissionais e receber esse feedback foi ótimo para o meu desenvolvimento como designer de superfícies. Ter sido premiada pelo segundo lugar me motivou a continua desenvolvendo as propostas”, afirma.

Geovana Teixeira da Silva, Luciana Gabriella Buratto Álvares, Mariana Estanislava Szimanski da Silva e Mylena Mayumi Cavalcante também foram premiadas no Colóquio. Elas foram reconhecidas na categoria melhor trabalho de Iniciação Científica, dentro do Grupo de Trabalho (GT) de Modelagem. O artigo “Design Universal e Modelagem – Estudo de Mecanismos de Expansão no Vestuário Infantil” foi orientado pela professora Maria Antônia Romão da Silva, do Departamento de Design. Ao todo, 11 trabalhos de IC foram apresentados pelos alunos da UEL, com orientação dos professores do curso.

Participação – Segundo Thassiana Miotto Barbosa, coordenadora de colegiado do curso de Design de Moda, este é um evento em que todo colegiado é envolvido, com a programação já prevista no calendário acadêmico. Ela afirma que é um momento para os alunos apresentarem resultados de IC e fazer contato com estudantes de outras instituições. “Todo ano temos artigos premiados”, constata. A professora participou do Fórum das Escolas de Moda, em que apresentou os resultados do projeto de ensino que pesquisa a atuação dos egressos no mercado de trabalho.

Diversos professores do curso de Design de Moda atuaram na organização, no júri e coordenação do concurso de modelagem no Colóquio. A professora Patrícia de Mello Souza foi coordenadora do GT de Modelagem e do concurso ABEPEM, que tem como foco a modelagem como ferramenta criativa. Lucimar de Fátima Bilmaia Emídio e Valdirebe Aparecida Vieira Nunes também foram juradas do concurso. Já Suzana Barreto Martins foi coordenadora do GT de Sustentabilidade e lançou o livro “Ergonomia, usabilidade e conforto no design de moda: metodologia OIKOS”, uma coletânea de artigos de vários pesquisadores da área sobre a metodologia para avaliação da usabilidade e conforto no vestuário.

Redação Tem com Agência UEL


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail