Inscrições para PSS de professores do Paraná terminam nesta quinta

Imagem: Reprodução/Agência Brasil

O prazo das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) de professores e professores pedagogos da rede estadual de ensino entra na reta final e se encerra em dois dias: às 16h de quinta-feira (7) pelo site do Instituto Consulpan, responsável pelo processo de seleção.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) vai contratar profissionais para dar aulas nas disciplinas do Ensino Básico e também em 12 eixos tecnológicos do Ensino Profissional em colégios da rede durante o ano letivo de 2023.

Os candidatos podem fazer até duas inscrições, na mesma modalidade de ensino ou na modalidade de Ensino Básico e de Ensino Profissional. É possível se inscrever em apenas um dos 32 Núcleos Regionais de Educação, com opção por até dois municípios do núcleo (ou área, no caso da Educação Profissional).

Para a convocação, em caso de não haver mais candidatos classificados nas listas de um município e existir vaga, o NRE poderá utilizar a ordem de classificação geral do núcleo independentemente da localidade de inscrição. E, caso não haja mais candidatos classificados na lista do NRE, o núcleo poderá utilizar a ordem de classificação geral do Estado.

A taxa de inscrição é de R$ 40 para candidatos que fizeram apenas uma inscrição e R$ 60 para aqueles que fizeram duas. As taxas devem ser pagas até a data de vencimento registrada no boleto bancário.

Etapas da seleção

A seleção dos profissionais será composta por prova objetiva, prova de títulos e prova prática, todas de caráter classificatório – também valerá na pontuação total o tempo de serviço. As vagas são de até 40 horas semanais para professor e de 20 horas ou 40 horas semanais para professor pedagogo.

A prova prática terá duas etapas: a elaboração de um plano de aula, correspondente ao componente curricular escolhido na inscrição, e um vídeo de 8 a 10 minutos — a serem enviados também junto do prazo final das inscrições.

A avaliação do vídeo possui critérios próprios para as vagas de professor da Educação Especial, professor pedagogo e professor das demais áreas. O vídeo para os candidatos à vaga na Educação Básica e Profissional deve retratar a aplicação de forma prática e clara do Plano de Aula, simulando uma aula com os estudantes. No vídeo para a vaga de professor pedagogo, o candidato deve mostrar como irá implementar as ações elencadas e a importância do plano de ação escolhido.

Redação Tem Londrina com AEN



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail