Londrina: GM Escolar faz palestra sobre bullying em escola após caso de agressão
Palestra de combate ao bullying.
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, através do grupamento escolar, dá prosseguimento ao ciclo de palestras educativas de 2023. Na última semana, o órgão enviou uma equipe ao Colégio Estadual Professora Olympia Morais de Tormenta, localizado na região norte, para ministrar uma palestra sobre combate ao bullying.
A direção da escola tomou conhecimento do projeto que está sendo executado pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) e solicitou o serviço por meio de ofício para a Defesa Social, após recentemente ter registrado casos de bullying, brigas e desrespeito envolvendo alunos do colégio. Em um primeiro momento, os guardas municipais ministraram o conteúdo para duas turmas, totalizando 81 alunos dos oitavos anos.
Segundo Fracinéa Aparecida Lourenço, diretora-geral da unidade escolar, as turmas escolhidas para receberam o conteúdo inicialmente são as que mais precisavam. “No total, nós temos 17 salas de aula, e escolhemos essas duas por serem as que mais tivemos problemas recentemente. Fico contente por terem respeitado a palestra e os policiais. Ouviram atentamente e tiraram dúvidas, foi muito importante essa orientação”, pontuou.
Durante a palestra os guardas municipais mostram exemplos de como o bullying afeta negativamente a vida de quem o pratica, e principalmente de quem sofre. Conforme a supervisora da Guarda Escolar, Kawanna Lima, a meta é reduzir os casos. “Tivemos conhecimento de um caso de bullying envolvendo agressão nesta escola. Assim que a secretaria recebeu o ofício fomos demandados para atender a solicitação. Nós temos como meta espalhar esse conteúdo de sensibilização para que haja redução e até mesmo seja possível zerar os casos de violência no ambiente escolar”, pontuou.
Palestra nas escolas
Esse é um programa permanente da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) que atende alunos das escolas municipais e, mediante solicitação por meio de ofício, pode ser levado a outras unidades escolares públicas e particulares, ou projetos que atendem crianças e adolescentes. As escolas municipais, estaduais e particulares que se interessarem pelo trabalho da Guarda Municipal Escolar Comunitária podem entrar em contato através do e-mail: defesa.social@londrina.pr.gov.br, e enviar a solicitação da palestra.
Redação Tem Londrina com Defesa Social