Londrina passa a contar com mais 250 professores na rede municipal
Professores da educação básica.
A rede municipal de ensino de Londrina ganhou o reforço de mais 250 professores de Educação Básica. Os novos docentes assumiram os cargos no dia 1 de novembro. Na última sexta-feira (10), os profissionais foram recebidos pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) e a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, para um evento de boas-vindas e apresentação sobre a estrutura da rede.
Os professores foram aprovados em concurso público, aberto e norteado pelo Edital nº 142/2022, e atuam em unidades escolares que atendem do 1° ao 5° ano e a Educação Infantil.
Belinati enfatizou que, desde que assumiu a gestão municipal, foram contratados 1.600 novos professores efetivos e mais 1.400 temporários. Ele ainda ressaltou que a contratação dos profissionais é uma ação que se soma às outras melhorias executadas na rede. “Voltamos a fornecer uniforme e material escolar, até o final do mandato serão construídas e entregues 30 escolas e creches, executamos diversas ampliações de salas de aula, fizemos reformas em todas as unidades, disponibilizamos recursos para reforma das creches filantrópicas, compramos parquinho escolar, móveis, computadores, fogões, geladeiras, freezers, carteiras, cadeiras, bebedouros, ou seja, todos equipamentos que compõem a estrutura das escolas e que estavam velhos e deteriorados”, apontou.
A secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes explicou que os novos professores atuam em todas as regiões da cidade, inclusive na Zona Rural. “Todos os anos a nossa rede cresce com, pelo menos, 1 mil alunos a mais, então sempre temos a necessidade de recompor o quadro de professores. Por conta da pandemia, tivemos a suspensão de concursos públicos e por isso ficamos um tempo sem chamar professores. Então fizemos um concurso em dezembro de 2022 e, somente neste ano, já efetivamos quase 700 professores, dos 5 mil efetivos que temos”, contou.
A secretária fez uma apresentação de diversas conquistas realizadas, de 2017 até agora, pela gestão do prefeito Marcelo Belinati. Entre as melhorias, destaca-se a construção de 17 novas unidades escolares, entre Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos e escolas municipais, e 96 salas de aula ampliadas. O investimento foi de R$ 79.753.243,20. Outras 15 obras (em andamento, em fase de licitação, e em projeto) estão previstas até 2024, com investimento de R$ 111.321.688,73.
Entre as construções mais esperadas, importantes e já entregues pela Prefeitura, está a escola da Warta, distrito fundado na década de 50 e que ainda não contava com escola na região. E a escola do Residencial Vista Bela, na região norte, que atende centenas de crianças que antes precisavam se deslocar para unidades mais distantes para estudar.
Redação Tem Londrina com NCom