Prazo de pagamento da inscrição do ENEM 2020 é adiado para 10 de junho

Prazo original terminou em 28 de maio, mas mais de 300 mil candidatos não efetuaram o pagamento. Novos boletos poderão ser emitidos a partir de quarta-feira.

Foto: Reprodução

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não pagaram a taxa de inscrição poderão gerar um novo boleto e quitá-lo até o dia 10 de junho. A opção estará disponível na página do participante a partir de quarta-feira (3).

O prazo havia se encerrado em 28 de maio, mas foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o órgão, cerca de 300 mil candidatos fizeram a inscrição, mas não pagaram a taxa de R$ 85.

No total, contando também aqueles estudantes que ficaram isentos do pagamento, mais de 5,7 milhões tiveram suas inscrições confirmadas para o Enem 2020.

O exame, que ocorreria em novembro, será adiado por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda não há uma nova data definida para a aplicação das provas.

Com Enem adiado, estudantes procuram alternativas para se preparar para prova

Problemas na geração do boleto

No período de inscrição do Enem, candidatos queixaram-se de problemas na geração do boleto. Alguns afirmaram também que, mesmo após efetuarem o pagamento, a página do participante informava que o status era “pendente”.

O Inep, em 22 de maio, afirmou que o sistema estava sobrecarregado, mas que todas as confirmações ocorreriam até o dia 28.

Redação Tem com G1


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail