Professores aderem ao EaD e atraem alunos com alternativas criativas
Iniciativas adotadas por diretores, professores e pedagogos ajudam a consolidar o sistema de aulas à distância adotado para o período da pandemia do novo coronavírus.
Os professores da rede estadual de ensino estão adotando medidas criativas para fidelizar os alunos no Aula Paraná, sistema de Ensino à Distância (EaD) adotado pelo Governo do Paraná por causa da pandemia do novo coronavírus. Entre as ações, estão conversas via WhatsApp, lives exclusivas e criação de ambientes físicos para aqueles que não tem internet.
Hoje a secretaria mantém em seu site tutoriais que explicam como acessar e como usar o Aula Paraná, Google Classroom (salas de aulas virtuais), vídeos–aulas em canais abertos e vídeos no Youtube. Tudo isto com gratuidade de pacote de dados.
No Sul do Estado, diretores, professores e pedagogos apostaram na comunicação via WhatsApp e desde então, perceberam uma maior participação dos alunos nas aulas EaD e na plataforma do Classroom.
Em Matinhos, Litoral do Paraná, a professora de matemática do Colégio Estadual Gabriel de Lara, Laís Cristina Ribeiro Malaguty, criou um canal no Youtube para oferecer aos alunos reforços das atividades. A iniciativa chamou à atenção dos estudantes, que passaram a assistir aos conteúdos EaD e usar o canal para complementar os estudos.
Na região de Cornélio Procópio, o professor Rafael Amaral Ferreira, está fazendo lives no Instagram para seus alunos. Utilizando o quadro e data show, ele tira dúvidas e reforça atividades com os alunos. Tudo de uma maneira leve e lúdica. “A cada 15 dias, marco um horário com os alunos de uma turma específica e faço uma live voltada para eles. Faço de uma maneira tranquila para que possam aprender no tempo deles”, explica o professor.
Os professores do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio também criaram grupos de WhatsApp entre eles e para os alunos. A ideia é que esses grupos sirvam de tutoria para os estudantes e possam guiá-los da melhor maneira possível durante o ensino EaD.
Escolas
Por outro lado, alunos no Estado que informam que não possuem acesso aos canais TV e às ferramentas online podem ire em suas escolas e retirar conteúdos e atividades impressas para dar continuidade aos estudos.
Por outro lado, alunos no Estado que informam que não possuem acesso aos canais TV e às ferramentas online podem ire em suas escolas e retirar conteúdos e atividades impressas para dar continuidade aos estudos.
No Colégio Estadual do Campo Santa Rosa do Ocoi, em São Miguel do Iguaçu, o diretor Patrick Bellei disponibilizou uma sala da escola para os alunos que não possuem nenhum tipo de acesso possam dar continuidade ao processo de aprendizagem. “Oferecemos álcool em gel, máscaras e com auxílio de pedagogos e professores ajudamos esses alunos em seus conteúdos. Assim, eles não ficam em desvantagens com os outros colegas”, conta o diretor.
Classroom
A Secretaria da Educação busca reforçar a importância dos alunos acessarem e realizarem as atividades postadas no Classroom. O diretor de Educação Roni Miranda Vieira explica que, quando o aluno acessa a plataforma, faz as atividades e deixa-as salvas o professor pode corrigi-las e dar presença ao estudante.
“O Classroom além de plataforma de exercícios e estudos é um meio do próprio professor acompanhar o rendimento do seu aluno e claro, confirmar se ele está mesmo estudando e entendo as aulas”, explica.
Redação Tem com AEN