Londrinenses da Ginástica Rítmica representam o Brasil no Pan 2022

Imagem: Divulgação

A equipe de ginastas da Unopar de Londrina vai representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, que está sendo realizado nas Arenas Cariocas 1 e 2, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, de quarta-feira (6) até domingo (10). Nesta semana, ocorrem os Campeonatos Pan-Americanos Juvenil e Adulto de Ginástica Rítmica e, na sequência, de 11 a 17 de julho, serão realizados os Campeonatos Pan-Americanos Juvenil e Adulto de Ginástica Artística no mesmo local.

Este é o segundo ano consecutivo que o Rio de Janeiro recebe a competição, sendo que, em 2021, o Pan-americano de Ginástica Artística garantiu a vaga olímpica para a atleta Rebeca Andrade. Nesta competição estão participando as atletas Gabriele Moraes, Nicole Pircio, Julia Kurunczi, Gabriela Coradine e Yumi Moryama.

Segundo a coordenadora-geral da equipe londrinense, Dayane Camillo, elas estão treinando forte para as competições, que estão ainda mais acirradas após as mudanças no código do esporte, que não aceita mais erros. “Acredito que as meninas estejam preparadas para a competição, porque elas vêm treinando forte. Nosso maior rival é o México, que vem trabalhando muito com treinadoras de fora, como as russas e as búlgaras. Mas, nós do Brasil também trabalhamos bastante e a nossa diferença é que temos uma maior limpeza nas coreografias. Nesse novo código não podemos ter erros, então um pequeno deslize pode tirá-las do pódio. É uma pressão muito grande para as ginastas, mas nossas expectativas são as melhores”, contou.

As atletas já estão no Rio de Janeiro há cerca de uma semana, período em que focaram na adaptação ao novo local de treinos e competições. Camillo deve viajar ao Rio amanhã e retornará na próxima segunda-feira (11), após o fim dos jogos.

Vão competir na categoria adulto as atletas Gabriele Moraes, Nicole Pircio, Julia Kurunczi e Gabriela Coradine. Já na categoria juvenil estará Yumi Moryama. “Faz muito tempo que temos o patrocínio do Feipe e ele faz muita diferença, porque com o valor conseguimos comprar as camisetas, o collant e o agasalho que fazem parte do uniforme da equipe, além dos aparelhos de ginástica rítmica, ou seja, tudo que a gente usa”, disse a coordenadora Dayane Camillo.

Camillo treinou até 2004, foi bicampeã dos Jogos Pan-Americanos na ginástica rítmica, duas vezes finalista olímpica e técnica para as Olimpíadas na categoria Juvenil. “Desejamos muita sorte e garra às atletas”, disse o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido.

A equipe de Ginástica Rítmica da Unopar recebe o patrocínio financeiro da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe). Ao todo, para a categoria adulto, a Prefeitura está investindo R$ 30 mil e para a juvenil outros R$ 130 mil.

Redação Tem Londrina



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail