SESA libera futebol no estado e Paranaense deve voltar no fim de semana

A liberação acontece mesmo em meio a um dos momentos mais críticos em relação a pandemia no estado.

O lateral-direito Pastor – Foto: Gustavo Oliveira/LEC

A Secretaria Estadual da Saúde (SESA) liberou a volta dos jogos de futebol no Paraná, mesmo em meio ao crescimento da pandemia de coronavírus no estado, a partir desta quarta-feira (15). O comunicado ainda não foi feito oficialmente, mas a imprensa teve acesso ao ofício.

A preocupação da Federação Paranaense de Futebol (FPF), agora, é organizar a tempo as partidas das quartas de final do Paranaense para que elas ocorram já neste fim de semana.

A decisão da Sesa, no entanto, precisa ainda de confirmação das prefeituras e órgãos de saúde dos municípios onde serão realizados jogos. Em Cascavel e Ponta Grossa, já há autorização para que as partidas sejam realizadas, enquanto Londrina, Cianorte e Curitiba estão sob negociação.

Outro empecilho é para as partidas em Paranaguá, casa do Rio Branco-PR. A região litorânea é a única onde são mantidas medidas mais restritivas pelo decreto estadual, em razão do crescimento de casos.

Para manter o retorno dos jogos sem impedimento, a FPF trabalha com um “plano B”, com a possibilidade dos clubes jogarem em cidades que autorizam os jogos, como Ponta Grossa e Cascavel. E também com um “plano C”, que é realizar os jogos dos times da capital na cidade de Joinville, distante cerca de 130 km de Curitiba.

O Campeonato Paranaense está paralisado desde 15 de março, logo após a conclusão da primeira fase.

Coronavírus no estado

O Paraná vive seu pior momento da pandemia de coronavírus. Na última terça-feira (14), foram registradas 57 mortes em um dia, o maior número até então. O estado tem, até hoje, 1.175 óbitos e 44.870 diagnósticos da doença.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail