Torcida Falange Azul completa 28 anos nesta quarta-feira

Fundada na Vila Yara, na região leste, a Falange Azul é considerada a maior torcida do interior do Paraná.

Torcida em meados de 2005, quando o Londrina atuava no VGD – Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (05), a Torcida Organizada Falange Azul, do Londrina Esporte Clube (LEC), está comemorando 28 anos de história. Fundada em 05 de Fevereiro de 1992, coincidentemente no mesmo ano em que o Tubarão sagrou-se tricampeão estadual, a Falange — como é conhecida — se tornou a única torcida organizada em atividade do clube.

A torcida foi fundada na Vila Yara, na região leste da cidade, por quatro amigos, sendo eles, Marcelo Aparecido Fuentes, Ronaldo Cezar, Rogério Batista e Ivoncley Sepe, alguns deles, fazem parte da agremiação até a atualidade. No início, os jovens não imaginavam que a “reunião entre amigos” um dia se tornaria a maior torcida organizada do interior do sul do Brasil.

Torcedores comemoram tetra campeonato estadual, em Maringá – Foto: Reprodução

A palavra Falange faz menção a um corpo de tropa, um bloco de soldados. Na Grécia antiga, significava um corpo de infantaria. E claro, o Azul remete à cor principal do Tubarão.

A torcida é considerada uma agremiação, sendo uma entidade sem fins lucrativos registrada com CNPJ e organização interna estatutária. Hoje, conta com cerca de 1.000 associados, uma sede social com aproximadamente 400 metros quadrados, dispondo de quatro salas, bar, banheiros, cozinha, loja e uma área para eventos. A organizada ainda possui vagas em cadeiras no Conselho Deliberativo do clube e participação importante em decisões que envolvem o Londrina. A instituição também realizada uma série de trabalhos sociais como doação de sangue, arrecadação de alimentos, brinquedos, entre outros.

Doação de brinquedos no dia das Crianças – Foto: Reprodução

Os principais objetivos da agremiação é fazer uma bonita festa no estádio e tem sido assim sempre. A organizada é o 12º jogador da equipe.

Torcida utilizando sinalizadores na final da Primeira Liga, em 2017 – Foto: Reprodução

Violência no futebol

A Torcida Falange Azul, é filiada na Associação Nacional de Torcidas Organizadas (Anatorg), órgão criado em 2014, que visa estabelecer relações entre as torcidas organizadas brasileiras em torno do bem comum. Uma das pautas do movimento é a contribuição da diminuição da violência nos estádios e a conscientização dos membros das torcidas filiadas.

Torcedores festejam no Estádio do Café – Foto: Reprodução

Festa

A torcida abre as portas de sua sede para comemorar em grande estilo seus 28 anos, nesta quinta-feira (05) a partir das 18h. No local terá música ao vivo, venda de bebidas e um churrasco para os torcedores do Londrina.

Os torcedores também irão aproveitar a oportunidade para acompanhar a estréia do Tubarão na Copa do Brasil, contra o XV de Piracicaba, às 19h. O jogo será no interior paulista.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail