Enquete TEM aponta que 69% apoiam ‘lockdown’ em Londrina

Enquete teve participação de 3,5 mil leitores do portal.

Imagem: Reprodução/Facebook

Uma enquete realizada pela página no Facebook do TEM, aponta que 69% dos leitores do portal apoiam o chamado ‘lockdown’ para conter o avanço do coronavírus em Londrina. A votação foi realizada no domingo (14) e nesta segunda-feira (15).

A enquete contou com a participação de 3,5 mil internautas. Do total, 69% (2,3 mil) defendem o confinamento mais rígido e um isolamento social obrigatório contra o vírus, já 31% dos leitores são contra a medida.

Confira o resultado na íntegra:

O que é o lockdown?

Adotado por países como Alemanha, China e Nova Zelândia, a medida chamada chamada lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total. É o método mais radical imposto por governos para que as pessoas cumpram o período de distanciamento social.

Espanha e Itália também adotaram a medida após perderem o controle da doença em ambos os países. Após o confinamento, os dois países estão retornando à uma nova normalidade.

lockdown consiste em fechar uma região, interditando vias, proibindo deslocamentos e viagens não essenciais. Cada governante decide de que forma será feito esse fechamento. Além disso, serviços considerados essenciais poderão continuar funcionando.

Ou seja, se um governante impõe um lockdown, na prática a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transportar doentes ou realizar serviços de segurança.

O descumprimento da medida pode acarretar multas e até mesmo pena criminal. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial.

No Maranhão, por exemplo, onde foi decretado um lockdown, isso se fez em um formulário online.

Redação Tem


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail