Meteoro é registrado por câmera no céu de Londrina; assista

Imagem: Reprodução/ClimaAovivo

Câmeras do sistema Clima ao Vivo, que monitora imagens do tempo, registraram um meteoro que cruzou céu de Londrina e outras cidades brasileiras. A imagem pode ser observada por volta das 19h, nesta quarta-feira (20), por uma câmera instalada em um prédio localizado na área central de Londrina. (Assista abaixo).

O meteoro rasgou o céu e também pode ser visualizado nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Imagens mais nítidas puderam ser observadas nas cidades paulistas de César Lange e São José dos Campos.

De acordo com Marcelo Zurita da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) não há informações sobre as dimensões do meteoro, mas é possível que se trate de um objeto pequeno. “Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”, explica.

“De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de fireball ou bola de fogo”, complementa o especialista.

Assista ao vídeo:

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail