Clube de Choro de Londrina abre inscrições para oficina de violão 6 e 7 cordas

Imagem: Divulgação

A Oficina de Choro de Londrina está com inscrições abertas para o curso gratuito “Fluência e propriedade na linguagem do Violão de 6 e 7 cordas”. As aulas serão transmitidas on-line, nos dias 10 e 17 de maio, e para se inscrever é preciso preencher o formulário, clicando aqui. A formação é gratuita e voltada a professores e educadores de música, e demais interessados também podem participar, inclusive músicos de outros instrumentos. Com limite de 40 vagas, as aulas serão realizadas das 10h às 12h.

Semanalmente, o projeto realiza encontros no Colégio José de Anchieta, oferecendo aulas gratuitas de bandolim, cavaquinho, flauta, pandeiro, instrumentos de metais, como trompete e trombone, além de violão de seis e sete cordas.

Para participar das aulas, basta comparecer às terças-feiras, sempre às 19h. O Colégio Estadual José de Anchieta fica na Rua Riachuelo, 89, Jardim Higienópolis.

Quem estará à frente da formação em violão de 6 e 7 cordas é o instrumentista Gian Correa. Além de violonista 7 cordas, Correa é compositor, arranjador, educador e produtor musical. Ao longo dos seus 20 anos no ramo de música, realizou diversos projetos na área artística e educacional. Dentre eles, participou do “Panorama do choro paulistano contemporâneo”, lançado em 2011.

O coordenador do Clube do Choro de Londrina, Osório Perez, contou que a proposta de oferecer masterclass aos professores de choro é uma novidade do terceiro ano do projeto. “Essa ideia, que veio da coordenação anterior, é para qualificarmos melhor os professores e evoluirmos na questão didática. O primeiro curso foi sobre a história do choro, com um professor do Rio de Janeiro, depois tivemos aula de interpretação da melodia de improviso no choro, com o bandolista gaúcho Luis Barcelos. Agora, teremos uma aula com o Gian Correa, específica sobre violão de seis e de sete cordas”, detalhou.

Para a masterclass, a expectativa é que o musicista aborde os diferenciais dos violões seis e sete cordas, dentro do choro, com um olhar contemporâneo sobre o gênero. “Sempre buscamos fazer essa conexão com a escola de choro de São Paulo, que é bem recente e mais nova que a nossa. O Correa tem vários projetos de violão e choro contemporâneo, faz uma música mais de vanguarda dentro do gênero, e instrumentistas como ele trazem uma tentativa de evolução”, citou o coordenador do Clube do Choro de Londrina.

Perez destacou que pessoas de todo o país poderão participar das atividades, já que serão transmitidas ao vivo pela internet. “Durante a pandemia, nossas aulas eram todas on-line e na época tínhamos alunos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e até de fora do Brasil. E a gente vê que Londrina tem sido uma referência. Claro que a presença de um grupo, com um professor experiente junto, é insubstituível, mas a pandemia nos obrigou a descobrir esse formato e acabou que deu muito certo. As aulas à distância também funcionam muito bem”, concluiu.

O projeto é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Redação Tem Londrina com NCom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail