Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Londrina: projeto realiza conversas sobre mulheres negras no jazz e blues

Eventos com a cantora Cecilia Bandeira em fevereiro e março antecedem concerto gratuito que acontece no Ouro Verde, em maio.

Imagem: Divulgação

O projeto “Trajetórias de Mulheres Pretas no Jazz e Blues” realiza entre fevereiro e março, uma série de rodas de conversa em diferentes regiões de Londrina, propondo um mergulho na história e no protagonismo de mulheres negras que transformaram o jazz, o blues e a indústria fonográfica. A proposta é aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e tem como tema “A importância das mulheres negras no Jazz e Blues: Histórias de Conquista, Força, Superação”.

Os encontros combinam música ao vivo e diálogo com o público. Cada roda conta com Cecília Bandeira na voz e participação do músico Caio Massoni no piano digital, intercalando interpretações musicais e reflexão crítica sobre trajetórias como as de Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone entre outras. No intervalo, há um momento de confraternização com coffee break, criando um ambiente acolhedor de escuta, troca e construção coletiva.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do formulário disponível no link da bio no Instagram no perfil @concertoimortais.

As Rodas de Conversa acontecem na sexta, (27) na Usina Cultural a partir das 8h; no dia 4 de março na Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati no mesmo horário. Na sexta (6), o evento acontece no NEAB, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UEL, a partir das 17h. No dia 10, quem recebe a Roda de Conversa é o Norte Cultural, às 14 e no dia 19, o projeto encerra o calendário na Vila Cultural Alma Brasil, a partir das 8h30 (confira abaixo o cronograma detalhado).

Acesso real à cultura

O projeto adota como eixo estruturante a democratização do acesso. Nas rodas de conversa, 50% das vagas são destinadas às pessoas contempladas pelas políticas afirmativas, medidas voltadas a grupos historicamente impactados pela exclusão socioeconômica e pelo racismo estrutural, como pessoas negras, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e mulheres.

Os participantes dessas vagas receberão apoio financeiro para transporte, garantindo sua presença no concerto de encerramento. O ponto alto do projeto é um concerto gratuito no Cine Teatro Ouro Verde, nos dias 15 e 16 de maio, com Cecília Bandeira na voz, regência do Maestro Eduardo Sahão e Orquestra de Câmara. O espetáculo contará com lugares reservados às pessoas que participaram das rodas, assegurando continuidade entre formação e fruição artística.

Como gesto de cuidado e afirmação da presença, antes do concerto, estarão disponíveis no teatro serviços de maquiagem e cabeleireiro para as mulheres negras presentes. “A proposta parte da compreensão de que democratizar o acesso à cultura não é apenas abrir portas, mas criar condições reais para que mulheres pretas ocupem esses espaços com pertencimento e dignidade”, explica Cecília Bandeira, proponente do projeto.

Confira o cronograma:

Dia ⁠27/02 (sexta-feira)
Horário: 8 às 9h30 e 10 às 11h30
Local: Usina Cultural
Endereço: Av. Duque de Caxias, 4159

Dia 04/03 (quarta-feira)

Horário: 8 às 9h30 e 10 às 11h30
Local: Biblioteca Eugênia Monfranati
Endereço: Av. Guilherme de Almeida, 2260

Dia ⁠06/03 (sexta-feira)
Horário: 17 às 18h30 e 19 às 20h30
Local: NEAB UEL
Endereço: Calçadão do Campus

Dia 10/03 (terça-feira)
Horário: 14 às 15h30 e 16 às 17h30
Local: Norte Cultural
Endereço: Rua Lino Sachetin, 498

Dia 19/03 (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 10h e 10h30 às 12h
Local: Vila Cultural Alma Brasil
Endereço: Rua Argentina, 693

O projeto é aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo Do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério Da Cultura, do Governo Federal.

Redação Tem Londrina com Assessoria


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem