Ricardo Barros, líder do governo, é alvo de busca e apreensão do Gaeco

Foto: Reprodução

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), e a Polícia Civil, cumprem um mandado judicial de busca e apreensão no escritório do deputado federal Ricardo Barros (PP), em Maringá, no Norte do Paraná, na manhã desta quarta-feira (16). Barros é líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados desde agosto e foi ministro da Saúde de 2016 a 2018, durante o governo Temer. O parlamentar está no sexto mandato na Câmara e, antes, foi prefeito de Maringá.

As primeiras informações são de que a investigação trata de desvios de verba em compra de equipamentos para energia eólica. A investigação no Ministério Público do Paraná foi iniciada a partir da remessa de peças por parte do Supremo Tribunal Federal, em novembro de 2019, decorrentes de colaboração premiada feita no âmbito da Operação Lava Jato. A apuração refere-se a fatos ocorridos entre o final de 2011 e o ano de 2014.

O escritório de Barros fica localizado na Avenida Prudente de Morais, na Zona 7, em Maringá. Em São Paulo, o alvo de mandado de busca e apreensão é contra Delmo Sérgio Vilhena, um possível participante das fraudes na contratação.

Segundo o Gaeco, oito mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça. Além de Maringá e São Paulo, há ordens sendo cumpridas em Curitiba e em Paiçandu, que também fica na região norte do Paraná. Quatro empresas são investigadas na ação, ainda conforme o MP-PR.

Os investigadores do Paraná querem saber a relação entre Vilhena com Ricardo Barros e a esposa dele, Cida Borghetti, ex- governadora do Paraná.

Conforme a Polícia Civil, na casa de Delmo Vilhena foram encontradas notas fiscais de hotéis de Maringá em nome dele e cadernos com anotações à época dos fatos investigados. Os policiais também apreenderam documentos, computadores e celulares.

Redação Tem com Bem Paraná



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail