Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

O senador teve 57 votos.

Senador Rodrigo Pacheco é eleito novo presidente da Casa – Foto: Reprodução

O senador Rodrigo Pacheco (DEM) foi eleito presidente do Senado no primeiro turno da votação secreta que aconteceu nesta segunda-feira (01). O senador teve 57 votos. Ele disputou o cargo com a senadora Simone Tebet (MDB), que recebeu 21. Com o resultado, Pacheco também torna-se presidente do Congresso Nacional pelo mandato de dois anos.

A candidatura contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de dez partidos. Pacheco também teve apoio do agora ex-presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM).

O plenário do Senado é composto por 81 parlamentares, mas apenas 78 votaram. O senador Chico Rodrigues (DEM) está licenciado do mandato e os senadores Jacques Wagner (PT) e Jarbas Vasconcellos (MDB) justificaram a ausência por motivos médicos.

Candidaturas

Major Olimpio (PSL), Jorge Kajuru (Cidadania) e Lasier Martins (Pode) também começaram a segunda-feira como candidatos ao posto, mas anunciaram a retirada da candidatura ao discursar em plenário, à tarde. Os três manifestaram apoio e voto para Simone Tebet.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail