Assista a sessão de posse virtual da Câmara de Londrina

Foto: Reprodução/CML

A Câmara Municipal de Londrina (CML) realiza, pela primeira vez na história, uma sessão virtual (assista abaixo) de instalação da legislatura e para dar posse aos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para o mandato de 2021 a 2024. O evento acontece hoje, às 18 horas e também pode ser acompanhado pelo site da CML, no YouTube ou no Facebook.

Assista:

Foto: Reprodução

Os novos parlamentares, prefeito e vice participarão da cerimônia por meio de aplicativo de videoconferência, no mesmo modelo já utilizado para as sessões e reuniões do Legislativo. O formato remoto para a sessão foi adotado devido à pandemia de covid-19.

Sessão

Além do ineditismo de uma sessão de instalação e posse remota, pela primeira vez uma mulher vai presidir este evento. A vereadora Professora Sônia Gimenez (PSB) conduzirá os trabalhos da noite, pois o Regimento Interno da CML dispõe que a sessão de posse deve ser presidida pelo parlamentar mais idoso ou idosa. Também comporão a mesa que dirigirá os trabalhos o vereador Ailton Nantes (PP), como primeiro secretário, pois o parlamentar representa o partido que obteve maior número de cadeiras na Casa; e a vereadora Mara Boca Aberta (Pros), como segunda secretária, pois foi a mais votada da legislatura.

Foto: Reprodução/CML

Na sequência, haverá a execução do Hino Nacional Brasileiro e a leitura do texto bíblico pelo vereador Matheus Thum (PP), o mais jovem da Câmara. Posteriormente, a leitura do compromisso será realizada pelo vereador Jairo Tamura (PL). Pelo Regimento Interno, este momento é reservado ao parlamentar com maior número de mandatos entre os presentes. Neste caso, Tamura e Lenir de Assis (PT) estarão iniciando o terceiro mandado, porém, em caso de empate, cabe ao mais idoso fazer a leitura.

Votação

De acordo com o Regimento Interno, durante a cerimônia de instalação e posse, o plenário deliberará, por maioria absoluta de votos (10 votos), se a sessão para eleição da próxima Mesa Executiva (presidente, vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários), será instalada imediatamente ou em prazo que não ultrapasse 48 horas contadas do início da sessão de posse.

A Mesa Executiva tem mandato de dois anos e uma série de atribuições, entre elas, dirigir os trabalhos legislativos, autorizar viagens de vereadores e elaborar as propostas orçamentárias da Câmara.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail