Bolsonaro faz ‘motociata’ com 3.703 apoiadores, segundo pedágio

Presidente ainda viajou com capacete que daria infração de trânsito para motociclistas "comuns".

Imagem: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta sexta-feira (15) de um passeio de moto, apelidado de “motociata” em São Paulo. É a segunda vez que o evento é organizado na cidade. Apoiadores do presidente se reuniram com motocicletas ao lado do Sambódromo, na Zona Norte de São Paulo e seguiram até o município de Americana, no interior do estado, em um trajeto de 130 quilômetros.

A ‘motociata’, que teve caráter de pré-campanha eleitoral, reuniu cerca de 3.703 motos, de acordo com os dados do sistema de monitoramento de pedágios da rodovia dos Bandeirantes. A informação foi divulgada pelo portal UOL. Durante o passeio, a rodovia estava liberada apenas para as motos do evento e alguns carros de apoio ao presidente. Na ‘motociata’ realizada em junho de 2021, foram 6.661 registros de veículos.

Nas redes sociais, internautas ressaltaram que Bolsonaro usava um capacete do tipo “coquinho”, sem viseira e sem proteção para o maxilar — o que é proibido para motociclistas e pode render multa grave.

Gasto público

O evento custou R$ 1 milhão aos cofres públicos e mobilizou 1.900 policiais militares ao longo do percurso. A Secretaria de Segurança Pública informa que a segurança é necessária “para proteger as pessoas, preservar patrimônios e garantir o direito de ir e vir, bem como o de livre participação no ato e a fluidez no trânsito”.

O esquema de segurança para o evento conta com 22 bases móveis, quatro drones, quatro cães e até mesmo três helicópteros Águia.

Em junho de 2021, a ‘motociata’ fez o mesmo trajeto, mas voltou ao Parque do Ibirapuera depois de chegar a Jundiaí. Na ocasião, o presidente, ministros e deputados aliados foram multados por não usar máscara, exigência segundo decreto então vigente no estado.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail