Bolsonaro insinua que China criou vírus da covid em laboratório

Autoridades temem que fala dificulte ainda mais o acesso do Brasil aos insumos de vacinas anti-covid.

Imagem: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro insinuou nesta quarta-feira (5) que a China pode ter criado o novo coronavírus em laboratório como parte de uma “guerra química”.

A afirmação do mandatário contraria a Organização Mundial de Saúde (OMS), que afirmou que o vírus teve origem animal. Bolsonaro também disse que “não interessa” para a CPI da Covid saber quais deslocamentos ele fez pelo Distrito Federal durante a pandemia e que a comissão deveria convidar especialistas que defendem o “tratamento precoce” — que utiliza medicamentos sem eficácia — contra a covid-19.

“É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu porque um ser humano ingeriu um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disse Bolsonaro, durante evento no Palácio do Planalto sobre o 5G.

Apesar do presidente não ter citado nomes, a China foi o único país a crescer durante 2020, com um aumento de 2,3% em seu Produto Interno Bruto (PIB). O coronavírus foi detectado inicialmente no país asiático, mas ainda há dúvidas sobre a sua origem.

Após realizar uma missão na China, a OMS divulgou em março um relatório que afirma que o novo coronavírus muito provavelmente foi transmitido de morcegos para os humanos por meio de um outro animal.

CPI da Covid

Durante o discurso, Bolsonaro reclamou de um requerimento aprovado pela CPI da Covid que pede os registros de todos os seus deslocamentos pelo comércio de Brasília e do entorno do Distrito Federal desde março de 2020. O presidente frequentemente causa aglomerações nesses deslocamentos, desrespeitando recomendações do Ministério da Saúde.

“Recebo agora documentos da CPI para dizer onde eu estava nos meus últimos fins de semana. Não interessa onde eu estava. Respeito a CPI. Estive no meio do povo. Tenho que dar exemplo. É fácil para mim ficar dentro do Palácio da Alvorada. Tem tudo lá”, disse o chefe do executivo.

Insumos

Após a fala do presidente, autoridades temem que o Brasil volte a ter problemas na entrega de insumos utilizados na produção de vacinas contra o coronavírus.

O senador Omar Aziz (PSD), presidente da CPI da Covid, esternou sua preocupação com o caso durante o depoimento do ex-ministro Nelson Teich, na manhã desta quarta-feira.

Na semana passada, quando o país asiático foi insultado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, mandou um recado ao governo brasileiro.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil e também é o país que mais fornece vacinas e insumos contra a covid-19.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail