Bolsonaro nomeia Cida Borghetti, esposa de Ricardo Barros, para Itaipu

Ex-governadora do Paraná terá mandato até maio de 2024 na estatal com salário mensal de R$ 27 mil.

Imagem: Reprodução/AEN

O presidente Jair Bolsonaro nomeou, nesta quinta-feira (6), a esposa do líder do Governo na Câmara dos Deputados, o deputado federal Ricardo Barros (PP), para o cargo de conselheira de Itaipu Binacional.

Cida Borghetti terá mandato até maio de 2024 na estatal com salário mensal de R$ 27 mil. A nomeação foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Ela foi vice-governadora do Paraná, na gestão de Beto Richa (PSDB) e governou o Estado quando o titular renunciou para concorrer ao Senado. Ela também tentou a reeleição para o governo em 2018, mas ficou em 2º lugar. Na ocasião, Ratinho Junior (PSD) foi eleito em 1º turno. Antes, ela foi deputada estadual e deputada federal.

Com a nomeação, Cida Borghetti torna-se a 4ª ex-chefe do executivo estadual do Paraná a ocupar uma das 6 cadeiras destinadas a brasileiros no Conselho de Itaipu. Antes dela, a posição já foi ocupada pelos ex-governadores paranaenses José Richa (1934-2003), Orlando Pessuti e Ney Braga (1917-2000).

Também foi publicada no mesmo decreto a exoneração do ex-ministro Carlos Marun do conselho de Itaipu. Nomeado pelo ex-presidente Michel Temer, foi afastado do posto pela Justiça em 2019 e reconduzido ao cargo por Bolsonaro no ano passado. Ele teria mandato até 2024.

O Conselho de Administração de Itaipu é composto por 12 integrantes, sendo 6 brasileiros e 6 paraguaios, além de outros 2 representantes dos Ministérios das Relações Exteriores de cada país. O órgão reúne-se a cada 2 meses ou em convocação extraordinária.

Redação Tem


ﻄ1¤7
Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail