Como identificar e denunciar irregularidades nas Eleições 2020?

Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (09), começou a campanha eleitoral obrigatória no rádio e na televisão para as eleições municipais deste ano. Existem regras eleitorais que precisam ser cumpridas por todos os candidatos e, quem não cumprir poderá ter sua candidatura cassada.

O professor da Pós-Graduação em Direito Eleitoral da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Guilherme Gonçalves, especialista em Direito Eleitoral e membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), explica que é preciso que o eleitor fique atento também ao cumprimento das normas que envolvem o pleito como critério para a escolha de seu candidato com consciência. “É necessário que tenhamos clareza de que os instrumentos de propaganda eleitoral são direitos não só do candidato, mas também do eleitor”, destaca.

A população pode ajudar nesse processo de fiscalização de irregularidades. Há vários canais e plataformas que podem ser utilizados para se fazer denúncias de abuso do poder econômico, compra de voto e, ainda, promessas indevidas.

Um dos canais para denúncias é o Aplicativo Pardal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O app existe desde 2014, mas foi aprimorado ao longo de cada pleito e, para as Eleições 2020, existem diversas novidades a fim de tornar o seu uso ainda mais funcional, como a possibilidade de envio de fotos, vídeos e áudios.

No Paraná, ainda é possível fazer denúncias através de um aplicativo da OAB Paraná, chamado de Comitê 9840, além de todas as Promotorias Eleitorais do Estado receberem notificações.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail