Lenir de Assis faz apelo para Prefeitura não reajustar IPTU de 2022

Vereadora fez pedido para que prefeito evite o reajuste pela inflação.

Imagem: Devanir Parra/CML

O novo reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Londrina para 2022, tem gerado nova polêmica, após o anúncio de que a taxa será ajustada em 10,7% no próximo ano. Algumas cidades do país, por exemplo, cancelaram o reajuste em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em Londrina, no entanto, uma lei de 2017, estabelece que o imposto seja reajustado de acordo o índice da inflação, sob risco de impactar na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para a vereadora Lenir de Assis (PT), este não é momento para reajustar o imposto. A parlamentar fez um pedido ao prefeito Marcelo Belinati (PP), para que o município tente alguma possibilidade legal para cancelar a aplicação da inflação de 2021 no IPTU de 2022. “Fizemos uma solicitação ao prefeito, para que possa, dentro das suas prerrogativas, junto aos seus técnicos, envidar todos os esforços para buscar uma forma de reduzir a aplicação do índice inflacionário deste ano no IPTU 2022”, disse a parlamentar.

“Nós vivemos um momento muito difícil para a população londrinense e brasileira. A inflação este ano é absurda e as pessoas estão verdadeiramente desesperadas. Pagar um IPTU reajustado pelo índice da inflação é completamente fora da realidade da maioria das pessoas. Vai ser um impacto gigante, vai impactar diretamente na comida do mês, no material escolar da criança, no pagamento das contas água, de energia elétrica”, argumentou a vereadora.

Lenir explica que também conversou com técnicos da administração municipal pedindo a elaboração uma proposta que vise barrar o reajuste para o próximo ano. Segundo a vereadora, caberia ao poder executivo enviar à Câmara Municipal um projeto em regime de urgência solicitando essa redução. “Certamente o legislativo votaria. Gostaria de fazer, de fato, um apelo para não onerar ainda mais os contribuintes que já passam por uma situação muito difícil”, concluiu.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail