Londrina tem apenas 14% de mulheres no alto escalão municipal

Das 29 secretarias municipais, apenas cinco serão comandadas por mulheres.

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (11), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), divulgou a lista completa com os nomes que vão compor o novo secretariado e auxiliar durante a gestão nos próximos quatro anos.

Ainda que os londrinenses tenham elegido um número expressivo de vereadoras — saltou de uma para sete –, o apelo de organizações nacionais e internacionais para a promoção da inclusão e da representatividade feminina na política parece não ter influenciado a escolha de mulheres para os cargos de comando na nova administração.

A ocupação feminina nesses espaços tem se mostrado como uma forte tendência no Setor Público, inclusive para a garantia de igualdade de gêneros, afirmam entidades de defesa das mulheres.

O primeiro escalão, anunciado pela administração, conta, atualmente, com 29 cadeiras, sendo que somente cinco delas serão ocupadas por mulheres, ou seja, 14%.

Perfil do secretariado

Entre os novos secretários municipais, 12 são homens com idade acima de 55 anos, o que representa mais de 41% dos cargos nesse perfil. Outros 11 gestores estão na faixa etária entre 46 e 53 anos, incluindo duas mulheres que foram reconduzidas aos cargos, Jacqueline Marçal Micali (46), nomeada secretária de Assistência Social, e Andrea Bastos Ramondini Danelon (53), para a pasta do Idoso.

Considerando os demais gestores com idade abaixo de 45 anos, três são mulheres: Liange Hiroe Doy Fernandes (29), secretária de Políticas para Mulheres e Maria Tereza Paschoal de Moraes (40), secretária de Educação, também reconduzidas, além de Julliana Faggion Bellusci (43), nomeada na secretária de Recursos Humanos.

Vinícius Gomes - Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail