Ministério Público denuncia 13 pessoas em Operação Casa de Papel

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) ofereceu, nesta segunda-feira (21), denúncia contra 13 pessoas investigadas na operação Casa de Papel. Entre eles, foi denunciado o secretário de Saúde do Estado do Paraná, Beto Preto.

Conforme a denúncia, os indícios coletados na investigação indicam que, ao menos a partir de 2013 e até 2020, empresários teriam constituído organização criminosa com o propósito de praticar crimes contra a administração pública, especialmente fraudes em procedimentos licitatórios em municípios paranaenses, de forma reiterada, em benefício de empresas e particulares. O chefe da organização manteria vínculos com diversos agentes públicos e servidores com cargos estratégicos, responsáveis pela deflagração dos procedimentos de licitação em diferentes municípios.

O MP aponta que o grupo criminoso firmou contrato fraudulento em 2013 com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), que era presidido pelo então prefeito de Apucarana, Beto Preto, que, desde 2018, é secretário de saúde do governo Ratinho Junior (PSD).

No total, a denúncia apresenta sete fatos criminosos (fraudes a procedimentos licitatórios) cometidos pelo grupo, que usava também empresas de fachada e “laranjas” para alcançar seus propósitos.

O secretário Beto Preto se manifestou por meio de nota, informando que ainda não foi notificado e que não vai se manifestar sobre o assunto antes de saber do que se trata.

Redação Tem com MP-PR



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail