Pesquisa: Belinati sobe na aprovação; Ratinho cai e Bolsonaro despenca

Atuação na pandemia é fator determinante na opinião dos londrinenses.

Belinati, Ratinho e Bolsonaro – Foto: Reprodução

O Instituto Multicultural em parceria com o jornal Folha de Londrina e a Rádio Paiquerê 91.7, divulgou uma pesquisa de opinião pública para avaliação dos mandatos do executivo municipal, estadual e federal. O levantamento divulgado nesta terça-feira (05) entrevistou londrinenses entre os dias 30 de julho e 01 de julho.

A administração do prefeito Marcelo Belinati (PP) foi a única que conseguiu subir neste período, atingindo 53% de aprovação, contra 34% de reprovação, outros 13% não souberam responder. Na mesma série, em 2018, Belinati chegou registrava 23% — na época o prefeito foi bastante criticado pelo aumento dos valores do IPTU.

Aprova: 53%
Reprova: 34%
Não sabe: 13%

Quando a avaliação é feita por notas de 0 a 10, o chefe do executivo municipal recebeu nota 6,2. É a maior nota conquistada desde o início do mandato. A taxa de confiança do prefeito é de 47%.

Ratinho cai

O governador Ratinho Júnior (PSD) registrou queda na aprovação em relação ao último levantamento, sendo aprovado por 42,5% e reprovado por 37,5% dos entrevistados. Outros 20% não responderam.

Bolsonaro despenca

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou a maior reprovação entre os três líderes. Ele despencou em relação à última pesquisa, perdendo 17,5%, caindo de 67,5% para 50%. Bolsonaro agora é reprovado por 43% dos londrinenses, outros 7% não souberam responder. Vale ressaltar que o presidente teve 80% dos votos na cidade, ou seja, uma queda significativa.

De acordo com o pesquisador Edmilson Vicente Leite, diretor estatístico da Multicultural, a atuação diante da pandemia teria sido um fator determinante para o aumento de aprovação da gestão municipal e as quedas registradas pelo governo estadual e federal.

A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail