Piscina do Alvorada citada por Bolsonaro tem energia solar desde 2002

Foto: Reprodução

A piscina “olímpica” do Palácio da Alvorada virou assunto nacional nesta sexta-feira (24), quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) citou o desligamento do aquecimento dela como uma das medidas tomadas por ele para economizar gastos públicos. Não demorou para as redes sociais descobrirem, porém, que a piscina tem aquecimento solar há quase duas décadas, desde 2002.

A obra, realizada ainda durante o governo FHC, já que o ex-presidente que utilizava a piscina para praticar natação, porém, continuou exigindo o consumo de energia elétrica, em menor escala. A informação consta no site da Agência Energia, empresa privada que realizou a obra.

“Uma instalação de grande porte foi realizada sobre a cozinha oficial e ajudou a reduzir o consumo de energia elétrica das bombas de calor usadas no aquecimento. Além dos desafios técnicos esse projeto envolveu questões de segurança para acesso ao palácio e respeito ao projeto arquitetônico elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer”, diz a empresa.

Esta não é a primeira vez, porém, que Bolsonaro cita o desligamento do sistema de aquecimento da piscina como medida de redução de gastos. No final do ano passado, ele recebeu jornalistas para um café da manhã e contou sobre o desligamento, citando que, mesmo assim, nada nela duas vezes por semana.

A piscina não é exatamente “olímpica” porque existe uma ilha de concreto no meio dela. O local passou por reforma entre 2004 e 2006 e, depois, teria recebido melhorias em 2008, quando foi instalado piso de granito ao redor dela.



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail