Saiba quem são os possíveis candidatos à Prefeitura de Londrina

Lista contém quase 20 nomes.

Imagem: Reprodução/ArteTEM

No próximo ano, os eleitores voltam às urnas para escolher prefeitos e vereadores das cidades brasileiras. Em Londrina, os possíveis candidatos ao cargo de chefe do executivo municipal movimentam os bastidores da política local, já que Marcelo Belinati (PP), está no segundo mandato e terá que passar a chave da cidade para outro prefeito.

Desfrutando de boa aprovação, com mais de 70%, segundo a última pesquisa divulgada em setembro deste ano, o atual prefeito londrinense também deverá escolher um nome para receber seu apoio durante o pleito.

A lista dos possíveis pré-candidatos contém quase 20 nomes. Embora muitos deverão desistir e outros surgirão ao longo do caminho, já é possível fazer projeções baseadas em articulações dos bastidores e nomes sondados em pesquisas eleitorais.

Confira abaixo alguns dos possíveis candidatos à Prefeitura de Londrina:

Pleito acontecerá em outubro de 2024.

Tiago Amaral

Tiago Amaral – Imagem: Orlando Kissner

Atual deputado estadual pelo PSD, é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e um dos possíveis nomes a serem apoiados pelo governador, em razão da proximidade com Ratinho Junior. Concorreu às últimas eleições municipais, quando obteve 10.808 votos. Para deputado, em 2022, foi eleito com 112.731 votos.

Felippe Machado

Felippe Machado – Imagem: Vivian Honorato

Atual secretário de Saúde de Londrina, é um dos concorrentes a receber o apoio do prefeito Marcelo Belinati. Ele ficou em evidência durante a pandemia de covid-19, o que gerou possibilidades para concorrer ao cargo de chefe do executivo. Se for candidato, será sua primeira participação em uma eleição.

Luisa Canziani

Luísa Canziani – Imagem: Reprodução

Atual deputada federal de Londrina, pelo PSD, é a única parlamentar mulher a representar o município na Câmara Federal. Está no seu segundo mandato e é a mais jovem da lista de possíveis concorrentes ao cargo. Tem como destaque, o trabalho nas áreas de educação e inovação. Foi reeleita em 2022, com 74.643 votos.

Barbosa Neto

Barbosa Neto – Imagem: Reprodução

Empresário e radialista, também já foi deputado federal em vários mandatos e prefeito de Londrina entre 2009 e 2012. Concorreu ao cargo de deputado estadual na última eleição, em 2022, quando recebeu 11.206 votos. Atualmente está filiado no PDT e tem proximidade com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Coronel Villa

Coronel Villa – Imagem: Reprodução

Atual comandante da Diretoria de Desenvolvimento, Tecnologia e Qualidade da Polícia Militar (PM) do Paraná, em Curitiba, teve destaque no comando do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Londrina. Se lançou pré-candidato ao cargo de prefeito neste ano, após pedido de transferência para retornar à Londrina.

Diego Garcia

Diego Garcia – Imagem: Reprodução

Atual deputado federal pelo Republicanos, é um dos quatro parlamentares federais com domicílio em Londrina, com atuação local e também no Norte Pioneiro. Eleito com 65.416 na última eleição, é um dos nomes divulgados nos bastidores para concorrer ao cargo de prefeito.

Filipe Barros

Filipe Barros – Imagem: Cleia Viana

Atual deputado federal de Londrina pelo PL, foi o terceiro parlamentar mais votado do Paraná no ano passado. Foi eleito vereador em 2016, deputado em 2018 e reeleito em 2022, sendo um dos apoiadores mais fiéis do ex-presidente Jair Bolsonaro. No último pleito conquistou 249.507 votos.

Cloara Pinheiro

Cloara Pinheiro – Imagem: Reprodução

Atual deputada estadual de Londrina, também pelo PSD, é comunicadora há 25 anos, participando dos principais programas da TV local. Com habilidade para se comunicar com o público, também pode receber o apoio de Ratinho Junior para concorrer ao cargo. Está no primeiro mandato, sendo eleita em 2022, com 35.151 votos.

Tercílio Turini

Tercílio Turini – Imagem: Orlando Kissner

Atual deputado estadual de Londrina pelo PSD, é médico formado pela UEL, foi diretor do HU e professor de medicina. Também já foi vereador e presidente da Câmara. Atualmente, preside a Comissão de Saúde Pública Assembleia Legislativa do Paraná. É um dos candidatos que concorrem ao apoio do governador. Foi reeleito no ano passado com 37.704 votos.

Isabel Diniz

Isabel Diniz – Imagem: Reprodução

Educadora popular na Comissão Pastoral da Terra (CPT), foi oficializada como pré-candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Tem atuação junto aos movimentos sociais e já atuou como consultora da UNESCO. Foi candidata a vice-prefeita no último pleito municipal e a deputada estadual, em 2022, obtendo 5.068 votos.

Lenir de Assis

Lenir de Assis – Imagem: Devanir Parra

Atual vereadora de Londrina, é uma das principais representantes do governo Lula em Londrina. Tem forte atuação na assistência social e nos movimentos sociais do município. Apesar de apoiar a pré-candidatura da companheira de partido, Isabel, também é um nome forte do PT na cidade. Está como suplente de deputada federal, conquistando 17.103 votos na eleição do ano passado.

Matheus Thum

Matheus Thum – Imagem: Devanir Parra

Atual vereador de Londrina, é um dos parlamentares mais próximos de Marcelo Belinati, tendo sido assessor do prefeito. Na Câmara, tem destaque nas pautas de juventude e dos bairros. Apesar de muito jovem, também está na lista de possíveis concorrentes ao cargo. Em 2022, conquistou 8.750 votos.

Jairo Tamura

Jairo Tamura – Imagem: Devanir Parra

Atual vereador de Londrina pelo PL, também é agrônomo e bacharel em Direito. Foi presidente da Câmara Municipal em duas ocasiões e líder do executivo municipal, em 2018. É um dos representantes da comunidade japonesa de Londrina e região na política. No último pleito, para deputado estadual, conquistou 29.002 votos, ficando como suplente.

Marco Brasil

Marco Brasil – Imagem: Reprodução

Atual deputado federal pelo PP, também está entre os quatro federais do município. É conhecido como um dos grandes nomes da locução de rodeios do país, além de apresentador de televisão e rádio. Assumiu a vaga parlamentar em 2022, na qual era suplente, tendo recebido 50.538 votos nas eleições.

Fernando Moraes

Fernando Moraes – Imagem: Devanir Parra

Atual presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e diretor comercial do grupo Móveis Brasília. Foi presidente a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), sendo um dos representantes do setor empresarial da cidade e, caso concorra à vaga de prefeito, participaria de sua primeira eleição.

João Mendonça

João Mendonça – Imagem: Devanir Parra

Atual vice-prefeito de Londrina pelo Podemos, já confirmou que é pré-candidato a prefeito em 2024. É comerciante e já foi vereador e secretário municipal do Ambiente. Também já trabalhou na Casa Civil do governo estadual, na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e foi conselheiro da Sercomtel. Já assumiu a cadeira do chefe do executivo, na ausência de Marcelo Belinati.

Bruno Ubiratan

Bruno Ubiratan – Imagem: Vivian Honorato

Atual presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), na gestão de Marcelo Belinati, responsável pela ampliação de moradias no município. Também é advogado e já foi presidente da Codel, com destaque para área de desenvolvimento e inovação. Já foi candidato a vereador e atualmente é pré-candidato ao cargo de prefeito.

Marcelo Cortez

Marcelo Cortez – Imagem: Emerson Dias

Atual diretor presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), também é advogado e aparece nas sondagens para o cargo de prefeito, disputando o apoio de Belinati. Destacou-se nas ações para redução de mortes e acidentes de trânsito no município. Se concorrer, também será sua primeira eleição.

André Trindade

André Trindade – Imagem: Reprodução

É advogado, escritor, professor e corretor de imóveis, foi candidato a prefeito de Londrina em 2016, obtendo a terceira posição, com 17.452 votos. É pré-candidato pelo União Brasil, sendo próximo do ex-prefeito Alexandre Kireeff e do senador Sergio Moro, de quem espera receber apoio. No último pleito, em 2022, recebeu 2.229 votos para o cargo de vereador.

Marcelo Canhada

Marcelo Canhada – Imagem: Reprodução

Atual secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Londrina. Já foi secretário municipal das cidades de Ibiporã e Marialva, na região. Com atuação no meio ambiente, também foi secretário do Consórcio Intermunicipal para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e conselheiro estadual do Meio Ambiente. Sendo candidato, disputaria a eleição pela primeira vez.

Marcio Sanches

Marcio Sanches – Imagem: Reprodução

Atualmente é presidente do PSOL de Londrina. É professor e empreendedor formado em Marketing e Propaganda e em Ciências Sociais. Foi presidente da União Londrinense dos Estudantes Secundaristas (ULES) e União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES). Já concorreu ao cargo de prefeito da cidade, em 2020, quando obteve 1.252 votos.

A lista será alterada durante o período pré-eleitoral, conforme ocorra a inclusão ou desistência dos possíveis candidatos.

* Atualização em 05/12 às 17h31

Redação Tem Londrina


ﻄ17
Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail