Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Sindserv protocola parecer sobre reestruturação do plano de carreira da GM

Entidade afirma que projetos não infringem a legislação eleitoral e dispõem sobre a readequação de carreira, e não aumento salarial.

Imagem: Reprodução/Defesa Social

O Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv-Ld) protocolou, na terça-feira (18), um parecer jurídico na Câmara Municipal de Londrina (CML) sobre os Projetos de Lei nº 111/2024 e nº 112/2024. O texto afirma que os PL’s não tratam sobre aumento de remuneração do servidor público, e sim sobre readequação de carreira.

Os projetos de lei foram enviados no começo de junho pelo Executivo Municipal à Câmara de Vereadores. O PL nº 111/2024, inicialmente tinha como proposta a alteração de remuneração dos servidores com percentual de aumento de 25% para o cargo de Guarda Municipal (GM) aplicado em três parcelas correspondentes a 7,5% em julho deste ano, 7,5% em setembro e 10% em novembro. Um substitutivo foi protocolado e corrige de 25% para 27,12% o percentual, tendo em vista que serão calculados de forma composta.

O PL 112/2024 propõe a possibilidade do servidor avançar 34 níveis de vencimento da tabela na primeira promoção por merecimento, ou na próxima, caso o GM já tenha participado de um processo anterior.

A Procuradoria da Câmara apresentou pareceres dispondo sobre duas questões que poderiam gerar problemas: a ausência do impacto orçamentário nos documentos e a suposta vedação da legislação eleitoral com relação a revisão geral de remuneração de servidores públicos no período de 180 dias que antecedem as eleições. O parecer jurídico encaminhado pelo Sindserv explica que se trata de readequação do plano de carreira especifica da Guarda Municipal, o que não é vedado pela legislação eleitoral.

Sobre o caso, o parecer, assinado pelas advogadas Fernanda Viotto e Bruna Leite, opina que “o que a lei veda é a revisão geral da remuneração dos servidores públicos, na circunscrição do pleito, que exceda a recomposição da perda do poder aquisitivo apurada ao longo da eleição — o que não se confunde com a reestruturação de carreira dos servidores”.

O documento também enfatiza que, conforme entendimento adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o que se veda é a revisão geral na remuneração da totalidade ou grande maioria dos servidores de determinada circunscrição, o que não acontece neste caso, tendo em vista que os projetos de lei tratam de readequação de carreira especifica da Guarda Municipal, que representa percentual de apenas 3% dos servidores da Administração Municipal.

“As alterações promovidas pelo Projeto de Lei em análise atingem apenas uma única categoria específica de todos esses servidores, a dos Guardas Municipais, de modo que não há como falar em remuneração geral dos servidores, a atrair a prática de conduta vedada, através da aprovação do PL n. 111/2024”, pontua o parecer.

Na terça-feira (18), a Câmara Municipal recebeu a estimativa de impacto orçamentário, estimada em R$ 18,4 milhões em 2025. Os projetos devem voltar a discussão na próxima terça-feira (25). Nesta quinta-feira (20) está em pauta o PL 118/2024, que autoriza o Poder Executivo Municipal a alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para incluir adequações nos salários dos Guardas Municipais de Londrina.

Redação Tem Londrina com GM


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem