Acompanhe os sintomas mais comuns da covid-19 atualmente

Imagem: Reprodução

O vírus responsável pela doença covid-19, conhecido como coronavírus, passou por várias mutações desde o início da pandemia, entre a primeira variante até a atual JN.1, que se tornou a cepa predominante globalmente, o patógeno sofreu transformações significativas. Alguns cientistas chegam a argumentar que os descendentes da ômicron deveriam ser classificados como um novo vírus, o Sars-CoV-3.

Apesar das mudanças genéticas do vírus, o infectologista e professor universitário Leonardo Weissmann, também médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, observa que os sintomas mais comuns entre os pacientes com covid-19 permanecem semelhantes aos de gripes e resfriados.

Os sintomas predominantes atualmente incluem:

febre ou calafrios;

tosse geralmente seca e persistente;

cansaço, dor de garganta;

dores de cabeça;

dores musculares em todo o corpo;

coriza, náusea ou vômito e diarreia;

Embora o vírus tenha passado por evoluções consideráveis, a apresentação clínica da doença continua caracterizada por sintomas reconhecíveis, o que destaca a importância da vigilância constante e da adaptação das estratégias de combate à pandemia.

A vacinação é a principal arma contra o coronavírus. Em Londrina, com o aumento de casos devido às festividades do final de ano, a Secretaria de Saúde tem reforçado a necessidade de manter a imunização em dia. Atualmente, as doses de reforço bivalente estão disponíveis para os idosos.

Redação Tem Londrina com Metrópoles



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail