Com estoques em baixa, Banco de Leite Humano do HU convoca doadoras

Foto: Reprodução/UEL

Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) registra baixa significativa das doações de leite materno. Segundo informações do setor, a redução é de cerca de 36% só nos últimos dois meses, em função da queda do número de doadoras.

De acordo com a coordenadora do BLH, Letícia Lima Colinete Costa, enfermeira do HU, a captação durante os meses de outubro e janeiro foi de 206 litros, enquanto dezembro e janeiro o BLH registrou o total de 137 litros. ‘‘Foram 134 doadoras nos meses de outubro e novembro, e 86 nos meses de dezembro e janeiro. Observa-se uma redução de 36%’’, afirma Letícia Costa.

O impasse leva o BLH ao sinal de alerta, visto que a redução de leite materno prejudica o abastecimento de leite pasteurizado, principalmente para os recém-nascidos prematuros da UTI Neonatal do HU/UEL. O leite doado é essencial para a sobrevivência e a boa alimentação deles. Vale reforçar que todo o leite recolhido passa por pasteurização e controle rigorosos de qualidade. São processos de responsabilidade da equipe do Banco de Leite, considerado referência estadual na área.

Critérios para doar

Para doar o leite, a mãe precisa atender a critérios importantes. São eles: estar saudável e amamentando o próprio filho, além de conseguir perceber que há leite sobrando mesmo depois de amamentar. Caso alguma mãe queira se tornar uma doadora de leite humano, basta fazer contato pelo telefone 3371-2390.

Redação Tem com Agência UEL



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail