Criança de apenas 1 ano morre vítima de metapneumovírus no PR

Sesa confirmou a morte da criança.

Imagem: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) confirmou, neste fim de semana, por meio de nota oficial, que a morte da pequena Nataly Vitória, de apenas 1 ano de idade, aconteceu em decorrência de uma infecção causada pelo metapneumovírus humano (HMPV). A bebê, que morava com a família em Renascença, faleceu no dia 13 de dezembro de 2024, após internação em um hospital de Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado.

A paciente foi diagnosticada inicialmente com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Posteriormente, um exame laboratorial foi realizado pelo Laboratório Central do Estado (LACEN-PR), com resultado positivo para HMPV.

Imagem: Reprodução/DOI

O metapneumovírus humano é um vírus respiratório comum, que pode causar infecções das vias respiratórias superiores e inferiores. Embora frequentemente associado a quadros leves semelhantes aos da gripe, em alguns casos pode evoluir para formas graves, como SRAG.

No Brasil, a doença foi identificada pela primeira vez em 2004, com mais de oitocentos casos no Paraná somente em 2024. A vacinação é a principal forma de prevenir complicações relacionadas a vírus respiratórios. Segundo a Sesa, as vacinas contra a covid-19 e influenza, disponíveis gratuitamente no SUS, são eficazes na proteção contra formas graves de doenças respiratórias.

Redação Tem Londrina