Concurso público da Saúde reúne mais de 10 mil candidatos neste domingo

Imagem: Gustavo Tacaki/Ncom

A Prefeitura de Londrina realiza, neste domingo (5), a aplicação de provas objetivas do concurso público da Saúde. São esperados 10.210 candidatos para essa etapa, que é classificatória e eliminatória. Pela manhã, quando participam os inscritos para cargos de nível Fundamental e Médio, os portões estarão abertos das 8h às 8h40, e as provas iniciam às 9h. Já no período da tarde, serão aplicadas as provas das vagas de nível superior. Os portões abrem às 14h, serão fechados às 14h40 e as provas iniciam às 15h.

Os candidatos terão um total de quatro horas para concluir a prova objetiva. Eles foram distribuídos em nove pontos da cidade, localizados em diferentes regiões: Faculdades Positivo, Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), Unopar – Unidade Niterói e os colégios estaduais Barão do Rio Branco, Carlos de Almeida, Hugo Simas, Doutor Gabriel Carneiro Martins, Marcelino Champagnat e Professor José Carlos Pinotti.

De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, a Prefeitura e a banca organizadora do concurso, que é a Fundação Fafipa, fizeram um planejamento meticuloso para que tudo transcorra bem no domingo (5). “Apesar de o vestibular da UEL ser realizado no mesmo dia, o que significa que a cidade estará bem movimentada, todos os cuidados foram tomados com muito zelo. Tudo foi pensado estrategicamente para que não haja conflitos de horários, que foram diversificados, nem no trânsito, com a distribuição em nove pontos para aplicação das provas 17, detalhou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que as expectativas para este concurso público estão grandes, tanto para o Município como para os candidatos participantes. “Teremos uma grande equipe trabalhando nesse domingo e recebendo os candidatos, para que tudo ocorra conforme o planejado. E desejamos boa sorte a todos os candidatos; que tenham tranquilidade ao realizar as provas e que consigam se classificar 17, disse.

Neste concurso público, a Prefeitura de Londrina disponibilizou 41 vagas mais cadastro de reserva para 13 cargos: médico plantonista (ortopedia, pediatria, ginecologia, medicina geral, anestesista), educador físico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, médico veterinário, Agente Comunitário de Saúde (ACS), assistente de enfermagem, e médico de Família e Comunidade. Todos serão para atuação na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Machado destacou ainda que este concurso público para contratação de novos servidores está sendo aguardado há muitos anos pelos profissionais da área da saúde. “Tivemos o advento da pandemia, que nos impossibilitou de avançar na realização do concurso público por legislação federal, mas desde o início da administração do prefeito Marcelo Belinati estávamos convictos sobre a necessidade do concurso para que, de forma gradativa, pudéssemos recompor o quadro de servidores da SMS. Conseguimos vencer a etapa de planejamento e, finalmente, chegamos ao momento de realização das provas. E, em um futuro breve, creio que ainda no primeiro semestre, iremos contar com novos profissionais em nossas unidades de saúde para melhor atender a população de Londrina 17, frisou.

Para ingressar nas salas e realizar as provas, os participantes do concurso público da Saúde precisam comparecer tendo em mãos um documento oficial de identificação com foto, como a CNH ou o RG, e uma caneta esferográfica de tinta preta com material transparente. Embora não seja obrigatório, é sugerido que o candidato leve o Cartão de Convocação, disponível para impressão na “Área do Candidato 17, pois ali constam todas as informações do ensalamento, entre outros dados importantes para a realização da prova.

As provas objetivas serão compostas por 40 questões, com conteúdos indicados no Edital n° 212/2022. Para os cargos de Medicina, a avaliação consistirá em questões sobre Legislação e Conhecimentos Específicos; e para os demais cargos, a prova abrange Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Legislação e Conhecimentos Específicos.

O gerente de Desenvolvimento, Acompanhamento e Aprimoramento Técnico da SMRH, Helian Araújo Oliveira, explicou que o candidato poderá sair da sala de prova com o caderno de questões em mãos, desde que permaneça na sala até os últimos 60 minutos que antecedem o encerramento da prova. “Orientamos a todos que mantenham a calma e a concentração nessa reta final para a prova objetiva. Com antecedência, lembrem-se de conferir qual é seu local de prova e o horário de abertura e fechamento dos portões. Separem e levem o documento de identificação com foto e o Cartão de Convocação impresso que, mesmo sendo de caráter facultativo, pode auxiliar em eventuais dúvidas 17, ressaltou.

Pelo cronograma do concurso público, o gabarito preliminar será divulgado na segunda-feira (6), assim como os cadernos de questões. Os cadernos de questões ficarão disponíveis no site da banca organizadora na “Área do Candidato 17, durante o prazo improrrogável de 10 dias corridos. Para os candidatos que discordarem do gabarito preliminar, será possível interpor recursos entre os dias 7 e 9 de março.

E, além das provas objetivas aplicadas a todos os candidatos, os inscritos para cargos de nível superior terão as provas de títulos, que são classificatórias. Participam dessa etapa aqueles que atingirem a nota de corte na prova objetiva, e a listagem de candidatos aptos a enviarem os títulos deve ser divulgada em 12 de abril.

Outra etapa será o Teste de Aptidão Física (TAF), aplicada somente para os concorrentes ao cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS). Essa também será uma etapa classificatória, e os convocados para essa fase também serão divulgados no dia 12 de abril.

Redação Tem Londrina com Ncom


ﻄ17
Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail