Londrina registra 102 casos de dengue no segundo semestre

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga novo boletim sobre a situação da dengue na cidade. O relatório emitido esta semana contabiliza os dados do segundo semestre, a partir da 31ª semana de 2020. Desde então, foram registradas 1.866 notificações de dengue, com 102 casos confirmados.

Nesse mesmo período, 350 casos de dengue foram descartados e outros 1.414 suspeitos continuam em andamento. Em relação à chikungunya, doença que é transmitida pelo Aedes aegypti assim como a dengue e o zika vírus, Londrina registrou quatro notificações neste segundo semestre, das quais três foram confirmadas.

Com aumento das temperaturas e das chuvas por conta do verão, o esperado é que aumente também a proliferação do Aedes, que transmite várias endemias. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que toda a população precisa eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Para impedir o aumento dos casos, as ações desenvolvidas pelos agentes de Combate às Endemias envolvem a identificação e eliminação dos focos do mosquito. Essa atuação é intensificada nos bairros com aumento de notificações, e pode incluir também a aplicação do inseticida que elimina o Aedes em sua fase adulta.

Porém, a maioria dos focos do mosquito é localizada na fase larval e dentro dos imóveis, em materiais e produtos armazenados nos quintais, vasos de planta, bebedouros de animais, e similares. Como o mosquito adulto não se desloca para muito longe do criadouro, acaba transmitindo essas doenças para pessoas que estejam nos arredores.

A atuação da comunidade na luta contra o Aedes aegypti ganhou ainda mais importância com a pandemia do coronavírus, que impede a entrada dos agentes no interior dos imóveis. Cada morador deve conferir, semanalmente, locais e objetos que possam acumular água e fazer o descarte correto ou limpeza.

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail