Dengue: Londrina registra 5.624 casos positivos e oito óbitos desde janeiro

Imagem: Reprodução/Ncom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quinta-feira (17), um novo boletim epidemiológico da dengue em Londrina. De acordo com os dados acumulados desde a primeira semana de janeiro, o município recebeu 16.280 notificações de casos suspeitos da doença. Destes, 5.624 foram confirmados.

Das notificações por dengue, 6.648 foram descartadas e outras 3.471 seguem em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais. Em relação aos óbitos, a cidade registrou, este ano, oito falecimentos causados pela doença.

Nesta sexta-feira (18) os agentes de Endemias da pasta vão concluir as vistorias em campo para elaboração dos levantamentos de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e de Índice Entomológico (LIE). Trata-se de duas ferramentas utilizadas para aferir como está a infestação do mosquito assim como a prevalência e incidência de casos notificados de dengue.

Segundo a SMS, essas informações permitem que os esforços para conter o avanço da dengue, e demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sejam intensificados nos locais com maior risco e tenham mais efetividade.

Nos dias seguintes, os dados obtidos com as vistorias, feitas em imóveis comerciais e residenciais, serão tabulados e analisados. A previsão é que, na próxima semana, o resultado seja apresentado ao Comitê Gestor Ampliado contra a Dengue em Londrina.

Ações

Na segunda-feira (21), os agentes iniciam novo ciclo de vistorias. Segundo o coordenador de Endemias da SMS, Nino Ribas, a atividades tem o objetivo de vistoriar todos os bairros com maior incidência de casos notificados e positivos de arboviroses, como a dengue, e alta incidência do Aedes. “Também retomaremos os bloqueios em casos suspeitos, visitas em imóveis fechados e nos pontos estratégicos, que são os imóveis de ferro velho, acumuladores, a cada 15 dias. Antes, no sábado (19), caso as condições climáticas permitam, devemos vistoriar também os bairros com aumento de casos”, disse o diretor.

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail