Mães doadoras de leite humano são homenageadas em Londrina

Ação aconteceu na Maternidade Lucilla Ballalai, que conta com cerca de 40 doadoras e é uma das maiores fornecedoras de leite humano para pasteurização no HU

Foto: Divulgação/PML

A Prefeitura de Londrina realizou, na tarde desta segunda-feira (20), o 3º Encontro de Doadoras de Leite Humano, na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, com o objetivo de homenagear as mães doadoras de leite humano da maternidade. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio por iniciativa do Brasil, aceita pelos países que integram a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH).

O posto de coleta da Maternidade Lucilla Ballalai é um dos maiores fornecedores de leite humano para pasteurização no Banco de Leite do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que distribui o leite para os bebês prematuros que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HU e também para a Maternidade Municipal. O posto da Lucilla Ballalai coleta uma média de 20 litros de leite humano por mês e conta com cerca de 40 doadoras atualmente. A doação contribui para uma melhor recuperação e uma vida mais saudável dos bebês internados nas UTIs neonatais.

O secretário municipal de saúde, Felippe Machado, homenageou todas as doadoras, diplomando as mães com a entrega de um certificado dourado, emoldurado, que remete ao leite materno, considerado o “padrão ouro” do ponto de vista nutricional, pois contém todas substâncias necessárias para o desenvolvimento pleno da criança. Além do certificado, elas assistiram uma apresentação cultural, um vídeo com imagens das doadoras amamentando seus bebês e fazendo a doação do leite e também participaram de um coffee break.

O secretário enfatizou que o ato foi um reconhecimento e uma homenagem da Prefeitura de Londrina, às mães que realizam este gesto de solidariedade, amor e carinho, que é a doação do leite humano. “A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai é um dos maiores captadores de leite humano da cidade e é uma grande fornecedora para o banco de leito do HU. Esta ação salva vidas de inúmeros bebês, por isso agradeço em meu nome e em nome do prefeito Marcelo Belinati, a todas estas heroínas”, disse.

A representante do Comitê Interno de Aleitamento Materno da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, Tatiana Antonio e Silva, informou que as mães que desejam ser doadoras de leite humano para a maternidade, devem entrar em contato com o Posto de Coleta, no 3372-9857, para preencher uma ficha e receber toda a orientação necessária. Os critérios para ser doadora é ser saudável e estar amamentando, exclusivamente, o seu bebê. Não é estipulada uma quantidade mínima para doação, a mãe pode doar quanto e quando puder.

Tatiana explicou que a orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os 2 anos ou mais. “O leite materno é a melhor fórmula de nutrição para o bebê, além disso estimula o contato físico com a mãe, pois o ato de sugar aproxima a mãe e o bebê”, disse.

Uma das doadoras homenageadas, Karen Cristina da Silva Colly, que fornece o leite humano para a Maternidade há oito meses, contou que conheceu o projeto quando deu à luz na Lucila Balallai. “Fiquei interessada em fazer a doação, porque estou ajudando outras crianças com o leite. É uma gratidão ajudar o próximo”, contou. Outra doadora, Beatriz Sutil, afirmou que tem feito a doação há nove meses, para ajudar os bebês prematuros e as mães que, por algum motivo, não conseguem amamentar.

Entre os presentes na solenidade, estiveram a diretora de Serviços Complementares em Saúde, Claudia Denise Garcia; a representante do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA), Lilian Poli de Castro; e a representante do Banco de Leite do HU, Marcia Benevenuto.

Campanha de doação

Recentemente, o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) – representada no Brasil pela Fiocruz, lançou uma campanha de doação de leite, com o slogan Doe Leite Materno, Alimente a Vida, com o objetivo de sensibilizar as gestantes e as mulheres que amamentam a fazerem doações durante todo o ano.

De acordo com reportagem veiculado no portal do MS “entre os anos de 2008 e 2018, 2 milhões de recém-nascidos foram beneficiados com 2 milhões de litros de leite humano de 1,8 milhão de mulheres, segundo a rBLH. Contudo, a quantidade de leite coletado supre 55% da demanda real”. Os dados apontam que, no ano passado, mais de 185 mil crianças receberam leite humano doado de quase 183 mil mulheres, totalizando 215 mil litros de leite humano coletados.

Redação Tem com N.COM



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail