OMS admite pela primeira que vacina pode ficar pronta ainda neste ano

No momento, há cerca de 10 vacinas em potencial sendo testadas em humanos.

Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu nesta quinta-feira, 18, que uma vacina contra o novo coronavírus pode ficar pronta ainda neste ano, com centenas de milhões de doses já produzidas. A declaração foi feita pela cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan.

“Estou esperançosa, estou otimista. Mas o desenvolvimento de vacinas é uma empreitada complexa, ele envolve muita incerteza”, disse.

Swaminthan lembrou que a vantagem é que existem muitas vacinas em testes e que, portanto, se uma fracassar, existem outras que podem dar certo.

No momento, há 133 estudos debruçados em encontrar um imunizante contra o vírus, e cerca de 10 vacinas em potencial já sendo testadas em humanos. Uma delas é a desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, que está na terceira e última fase e será testada em voluntários no Brasil.

A cientista não citou uma vacina específica, mas disse que a expectativa é contar com mais dois bilhões de doses até o final de 2021.

Ainda será montado um plano de distribuição das doses, mas a ideia inicial é imunizar prioritariamente profissionais da saúde que estão combatendo o vírus, como médicos e enfermeiros, além de pessoas vulneráveis por causa da idade ou outras doenças.

Redação Tem com Catraca Livre


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail